Retrofit no Ipê

Adequação e atualização de diversos espaços do clube para ampliar os serviços aos associados.

Administrar uma instituição como Ipê não é uma tarefa fácil pois demanda dedicação e tempo de diversas pessoas que, voluntariamente, se dispõe a trabalhar pelo clube juntamente com a equipe de gestores responsáveis pelos diversos departamentos. São inúmeros desafios enfrentados no dia a dia para honrar os compromissos, controlar nossas contas, administrar a equipe de colaboradores e prestadores de serviços, higienizar os espaços, manter as instalações, gerenciar as diversas demandas por atividades esportivas, culturais e sociais, e assim por diante. Todas essas áreas são fundamentais para o funcionamento do clube, mas uma delas, obras e manutenção, eu diria que é particularmente importante pois atua na melhoria da infraestrutura de tudo aquilo que é oferecido aos associados.

O Ipê completou 75 anos desde sua fundação e de lá para cá muita coisa foi construída neste terreno de aproximadamente 31 mil metros quadrados para poder abrigar as mais de 50 modalidades disponíveis para associados de todas as idades. No entanto, esse crescimento foi acontecendo ao longo dos anos e muitos espaços acabaram sendo adaptados para abrigar uma nova modalidade e outros foram reformados há muitos anos ficando obsoletos. E para completar este cenário, a área construída já praticamente alcançou o limite previsto no alvará de funcionamento e temos diversos serviços que precisamos oferecer aos associados dentro dessas áreas que temos hoje disponíveis.

Por essas razões que expus acima, a diretoria trabalhou num projeto que tem por objetivo fazer um retrofit em diversos espaços do clube. O retrofit é uma tendência na arquitetura e no design que surgiu com o objetivo de revitalizar e atualizar construções antigas e espaços que ficaram ultrapassados com o passar do tempo. Essa tendência surge como uma forma de aproveitar os investimentos feitos no passado, trazendo a eles novas tecnologias e designs mais atuais e convenientes para a demanda dos associados. Esse projeto foi apresentado ao Conselho Deliberativo e, depois de alguns questionamentos e análises, foi aprovado para sua execução. Será um trabalho de longo prazo, em que uma empresa de arquitetura fará uma análise das demandas percebidas pelos departamentos e desenvolverá uma proposta de reforma, realocação ou adaptação dos espaços disponíveis. Tudo será feito conforme as prioridades definidas ao longo dos próximos meses, mas algumas ações já poderão ser vistas em prática no curto prazo. Estamos falando de espaços como a brinquedoteca, uma loja de conveniência, uma nova piscina infantil, melhoria da academia, espaço de coworking e diversos outros serviços que serão apresentados oportunamente.

Trata-se de uma conquista enorme para a nossa instituição que certamente trará inúmeros benefícios aos associados e valorizará sobremaneira nosso patrimônio. Assim como tem sido a prática em nossa gestão, à medida que as ações forem acontecendo nós faremos a divulgação daquela melhoria em específico para dar transparência neste importante projeto.

Finalmente quero agradecer o trabalho de todos os departamentos envolvidos nesta iniciativa e especialmente para a Diretoria de Obras e Manutenção que viabilizou essa proposta que fará uma grande diferença para o Ipê Clube.

Grande abraço

Silvio Vieira Pomin
Presidente da Diretoria Executiva

Compartilhe