Palavra do Presidente

Caros Ipeanos,

Cheguei ao fim do meu mandato como Presidente da Diretoria Executiva no biênio (2021/2022), mas não deixarei de trabalhar ativamente pelo bem do Ipê Clube nos próximos dois anos, pois seguirei como vice do Antonio Arruda e ainda assumirei a Diretoria de Sede, Patrimônio e Segurança, que dentre tantas outras atribuições, cuida da gestão dos diversos concessionários que prestam serviços dentro do clube para os associados. Quero aproveitar este espaço para agradecer todo apoio que tive nesse período, primeiramente dos colaboradores da nossa instituição, peças fundamentais para colocar em prática tudo aquilo que planejamos, ao Conselho Deliberativo em nossas demandas ao longo do biênio, aos diretores e subdiretores que realizaram um trabalho excelente em suas respectivas áreas e finalmente ao apoio dos associados que por diversas manifestaram-se favoravelmente às nossas iniciativas, na administração do recursos do clube e a transparência que imprimimos em nossa gestão.

Falando mais especificamente do balanço deste segundo semestre de 2022, quero destacar alguns pontos que julgo mais relevantes, e que trouxeram benefícios diretos aos associados, e projetos que foram iniciados em meados do ano e seguirão em processo de implementação para valorização de nosso patrimônio e melhoria significativa nos serviços oferecidos aos associados. Vamos lá:

  • Investimento na atualização tecnológica do clube com instalação de novos equipamentos para compartilhar serviço de internet sem fio (WIFI) com mais potência, segurança e alcance dentro do clube.
  • Conclusão do processo de adaptação da instituição à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Digitalização de documentos administrativos para reduzir o armazenamento físico de papeis e facilitar eventuais pesquisas em nosso banco de dados.
  • Implantação do novo software de gestão (Delsoft) que modernizou nosso sistema de administração e trâmites internos.
  • Continuidade no processo de renovação dos computadores da equipe colaboradores com a substituição dos equipamentos muito antigos.
  • Conclusão dos projetos de avaliação e melhoria dos Concessionários visando uma melhor prestação de serviços, já em fase de implantação e que serão concluídos na próxima gestão.
  • Contrato firmado com empresa 2W Energia, migrando nossa utilização de energia do mercado cativo para compra no mercado livre com fontes de energia renovável.
  • Início da reforma tão necessária do ginásio 2 e construção de um novo espaço para a ginástica artística com equipamentos novos e projeto arquitetônico atualizado.
  • Inauguração do novo salão de beleza com atendimento por concessionário.
  • Conclusão do projeto para lançamento do novo centro de estética e SPA e início das obras para inauguração prevista para o mês de março de 2023.
  • Desenvolvimento do projeto mudança no modelo de atendimento e gestão do estacionamento e ampliação do número de vagas disponíveis para os associados.
  • Realização da Beer Fest 2023 em um novo formato com a presença em peso dos associados, novos e mais antigos, e um show muito marcante com a banda MONOBLOCO.

Mais uma vez quero parabenizar a todos os envolvidos nessas importantes conquistas do nosso Ipê Clube e agradecer a oportunidade que tive de estar à frente desta instituição que frequento praticamente desde o dia que eu nasci. Foi uma honra poder retribuir ao clube um pouco de tudo aquilo que já desfrutei daqui e poder dar continuidade nesse processo de modernização fazendo parte desta equipe que assumiu Diretoria Executiva para os próximos dois anos.

Presidente Ipê Clube

Grande abraço,
Silvio Vieira Pomin
Presidente da Diretoria Executiva
(Biênio 2021-2022)

Neste segundo semestre, O Ipê Clube realizou e participou de torneios, festivais e campeonatos das diversas modalidades e categorias esportivas, e as equipes competitivas estrearam os novos uniformes do clube.

Seguindo a programação de atividades do semestre, o departamento realizou os eventos infantis Ipê Camp e o Super Férias.

FUTEBOL DE CAMPO – MENORES

  • Realização do Programa Ipê Camp no mês de julho para crianças de 6 a 13 anos.
  • Participação nos festivais de Futebol de Campo.
  • 2ª Copa Ipê Clube de Futebol Menores, categorias sub 09, sub 11, sub 13 e sub 15.
  • Torneio Bala Mistura Futebol Menores “Qatar”, categorias sub 07, sub 09, sub 11, sub 13, sub 16.

FUTEBOL SOCIETY – MENORES

  • Participação nos festivais de Futebol Society.

FUTSAL – MENORES

  • Abertura de turmas no período da manhã.
  • Grand prix futsal menores Ipê Clube categorias sub 09 e sub 11.
  • Participação nos festivais de Futsal.

FUTEBOL DE CAMPO - ADULTO

  • Bala Mistura Futebol Adulto “Qatar” nas Categorias Livre, 35+ e 50+.
  • Participação nos festivas de Futebol de Campo.
  • Festa de encerramento Futebol Adulto.
  • Premiação Bala Mistura Futebol Adulto.
  • Transmissões das Fases Finais do Campeonato Interno e Bala Mistura.
  • Confecção de álbuns de figurinha do Torneio Bala Mistura Adulto.

FUTSAL - ADULTO

  • Participação nos festivas de Futsal.

FUTEBOL SOCIETY – ADULTO

  • Participação nos festivas de Futebol Society.

FUTEVÔLEI

  • 1ª edição do Bala Mistura dia 19 de fevereiro.
  • Torneio Interno de Futevôlei, Categorias B, A e Misto.

BRINQUEDOTECA

O projeto Oficinas Fazendo Arte proporcionou atividades muito criativas e recreativas para as crianças. Veja a programação completa das oficinas neste semestre.

  • Centopeia com caixa de ovo
  • Medalha (Dia dos Pais)
  • Árvores com rolo de papel
  • Aranha maluca de garrafa pet
  • Bate-bate de tampinha
  • Balangandã
  • Monstrinhos com caixa de leite
  • Vasinhos de tartaruga
  • Decoração de biscoitos de Natal de papelão

O Clubinho da Leitura, atividade que incentiva as crianças a leitura desde a primeira infância até a pré-adolescência apresentou os livros:

  • De menino ou de menina? Autora Cacá Melo
  • Como eu me sinto quando me importo com os outros. Autora Cornelia Spelman
  • Perigoso! Autor Tim Warnes
  • O lobo Lobato. Autor Donaldo Buchweitz
  • Ernesto. Autora Blandina Franco

CORRIDA

  • Realização do Running Kids e Oficinas de Circo, no dia 21 de agosto.

GINÁSTICA FITNESS

  • Treinão de Halloween.

BEACH TENNIS

  • Participação e sede no Torneio ACESC de Beach Tennis, Categoria Fun B e A Masculino e Feminino.
  • Participação dos associados em torneios sul-americanos pela equipe Brasileira de Beach Tennis.
  • Torneio Interclubes de Beach Tennis, categorias C, B e Pro/A Masculino e Feminino.

JUDÔ

  • 1º Festival Interclubes de Judô.
  • Promoção das Faixas de Judô dos alunos.

BASQUETE

  • 4º Torneio Interclubes de Basquetebol.
  • Realização do 1º Torneio Bala Mistura de Basquetebol.

TÊNIS

  • Ranking Infantil de Tênis nas categorias baby e kids.
  • Ranking Bola Verde e Infantil.
  • Participação em campeonatos da ACESC.
  • Participação em campeonatos da Federação Paulista de Tênis.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

  • Copa Ipê Interclubes de Ginástica Artística.
  • Festival Baby e Iniciação de Ginástica Artística.
  • Festival Interno da Primavera de Ginástica Artística.

VÔLEI DE QUADRA

  • Estreia dos novos uniformes das equipes competitivas.
  • Torneio Interclubes de Voleibol de Natal.

VÔLEI DE PRAIA

  • Torneio Interno de Vôlei de Praia nas Categorias duplas, feminina e intermediário.
  • Torneio Interno Quarteto Misto de Vôlei de Praia.

JIU-JITSU

  • Participação em Festivais Interclubes de jiu-jitsu.
  • Sede do Exame de Graduação de Jiu-jitsu.

TÊNIS DE MESA

  • Torneio Interno Individual de Tênis de Mesa - Categorias “A” e “B”.
  • Participação em diversas etapas do Circuito FEDESP de Tênis de Mesa.
  • O Ipê sediou uma das etapas do Circuito de Tênis de Mesa.

PATINAÇÃO ARTÍSTICA

  • Realização do show de final de ano da Patinação artística.

SQUASH

  • Sede da 3ª Etapa do Circuito Paulista Juvenil de Squash.
  • Participação no Torneio ACESC de Squash.

NATAÇÃO

  • Realização do Torneio Interno de Natação Master.
  • Realização do Halloween de Natação.
  • Sede do Festival Interclubes de Natação.

BALLET

  • Mostra de Ballet no dia 1º de dezembro com o tema Pequeno Príncipe.

TAMBORÉU

  • 19º Ipê Open de Tamboréu.
  • Reabertura do “Espaço Parceiros” abrindo espaço para demanda de associados e não associados que possuem interesse em comercializar seus produtos dentro do Clube.
  • A “Ação de Dia dos Pais” realizada em agosto prestou a merecida homenagem aos pais ipeanos. O evento contou com cadeiras de massagem, stand de vinhos e fotografias dos pais com seus filhos.
  • A banda REPLEITIS abriu o semestre no dia 19 de agosto agitando o encontro entre amigos no Happy hour “SEXTOU NO IPÊ com boa música e dança.
  • O mês de conscientização da campanha de conscientização do câncer de mama “Outubro Rosa” promoveu diferentes ações durante todo mês como a distribuição de pins para colaboradores do clube, campanha de arrecadação de lenços para o INSTITUTO QUIMIOTERAPIA E BELEZA e doação de produtos de higiene e limpeza para o Instituto de Câncer AMOR ROSA.
  • O evento “Feira do Desapego”, aconteceu no Salão Nobre com trinta expositoras associadas que se reuniram para trocar e vender roupas, acessórios, objetos que podem ser uteis para outras pessoas.
  • Evento na Praça Central em comemoração ao “Dia das Crianças” animou o público infantil e toda a família. O evento contou com equipe de recreação, brinquedões infláveis, ação promocional da empresa Panini Day, participação do Núcleo Bandeirante Itatiaia, pipoca, algodão doce e muitas surpresas.
  • A “Balada Halloween” reuniu a galera jovem entre 11 e 17 anos no Pub com fantasias, doces e muita música encerrando as atividades especiais no mês de outubro.
  • Encerrando as festas do ano, o evento “Beer Fest” foi um sucesso e recebeu uma excelente avaliação dos convidados. A festa reuniu o público infantil no espaço Kids Zone, jovens na Neon Fest e os convidados que foram recebidos na Praça Central com a apresentação do Quarteto Glória na Praça Central, open bar de chopp Heineken e dançaram e cataram com a animação do show da banda MONOBLOCO no Salão Nobre.
  • Realização da Festa dos Colaboradores em proporcionando a confraternização de toda a equipe de colaboradores do Ipê.
  • A ação “Figurinhas Especiais prestou uma merecida homenagem aos colaboradores do Ipê Clube com que completaram em dezembro 15 anos ou mais de trabalhos prestados ao clube.
  • No mês de agosto, o Grupo de Teatro Ipê apresentou a segunda temporada da peça “Trair e Coçar É Só Começar” a divertida comédia escrita por Marcos Caruso em 1979 foi dirigida por André Blumenschein, professor de teatro no Ipê Clube. A temporada arrecadou mais de 500 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados para a Pastoral da Igreja Nossa Sra. Senhora Aparecida em Moema.
  • A Cia. Bisclof trouxe mais uma sensacional “Contação de Histórias” apresentando o conto Pergaminhos de Histórias, onde a cada pergaminho, havia uma diferente ilustração.
  • Do período de 17 a 30 de outubro, Caterina Rino, associada do Ipê, artista plástica e cientista social, realizou a exposição “A MULHER EM QUEM GRITO” descrita como um mergulho nas profundezas da alma.
  • O conto infantil “LÁ VAI O TREM COM O MENINO – Um exercício de liberdade!” com a Cia. Luarnoar, trouxe uma história com a importância da Semana da Arte Moderna e da liberdade de expressão.
  • O “Festival de Teatro Infantil” do Ipê Clube apresentou em novembro as peças de encerramento do ano de 2022. Cinco montagens teatrais foram apresentadas com a direção da professora Mariana Terreri e com a participação dos alunos.
  • No dia 13 de dezembro, o “Encontro Musical” encerrou as atividades do ano nas aulas de música, com a demonstração do que foi lecionado para os alunos.
  • O “Encontro de Corais” promoveu um intercâmbio entre os grupos Coral do Anhembi Tênis Clube, Laboratório Mosaico, Coral Pinheiros Canta e o nosso Coral Ipê, regido pelo maestro Ricardo Barison.
  • Regularização de cadastro dependente beneficiários contribuintes com idade superior 18 anos.
  • Notificação enviada para que todos os beneficiários de associados maiores de 18 anos de idade, de posse de declaração da Faculdade de Ensino Superior e do recibo da taxa de matricula, para regularização da contribuição de manutenção na categoria de Associado Contribuinte Beneficiário.
  • Atendimento ao associado na ferramenta FALE CONOSCO, via portal do associado que apresentam suas dúvidas, reclamações e sugestões.
  • Aprimoramento do processo de retorno de todas as reclamações e sugestões recebidas dos associados e busca de maior agilidade para conceder as respostas e solucionar os problemas pontuais de todos aos associados a curto e médio prazo.
  • Foram efetivadas 927 negociações de compra de títulos e retorno de 171 associados ao quadro social, o que representou 1098 pessoas associadas no Ipê Clube.
  • Consolidação da Auditoria Independente, contratada desde 2019 para avaliação das contas do Clube através das demonstrações contábeis. Pelo terceiro ano consecutivo, o parecer dos auditores foi emitido sem ressalvas.
  • Gestão orçamentária, proporcionado o fechamento de 2022 com superávit no ano na casa dos R$ 650 mil.
  • Implantação do sistema ERP Delsoft integrado com o sistema de Clube melhorando a gestão de todas as áreas do Ipe. No último trimestre de 2022, o sistema encontrava-se com todos os seus módulos integrados e em operação.
  • Estudo para majoração dos valores praticados na venda de títulos e na taxa de ingresso, visando a valorização do nosso título e aumento da fidelidade dos associados com o Clube.
  • Estudo para implantação em 2023 da cobrança das atividades esportivas gratuitas para manter equilíbrio das contas do clube, buscando também, a diminuição das filas de esperas para a pratica dessas atividades.

Boletim Financeiro

Informações, gráficos e tabelas de Receitas e Despesas

  • Reforma geral das quadras do Setor 3, construção de piso adequado para a prática de patinação e outros esportes.
  • Reforma geral do hall do Setor 3 quadras, conforme projeto arquitetônico.
  • Troca de calhas do telhado do Setor 3.
  • Reforma geral ginásio 2, conforme projeto arquitetônico, Quadra de Vôlei e Ginástica Artística (em andamento iniciada em 2022).
  • Novos banheiros masculino e feminino para atendimento das áreas do entorno (Ginásio 2, Bar do Paulão, Parquinho, Churrasqueiras, Society e Beach Tênis).
  • Nova Sala de Pilates conforme projeto arquitetônico.
  • Adequação da sauna masculina, com novos equipamentos e piso tipo deck.
  • Novo layout do Restaurante Forma Gourmet com novos móveis conforme projeto arquitetônico.
  • Troca de alambrados das Quadras de Tênis.
  • Troca do gramado sintético do Campo Society.
  • Manutenção anual das cabines de energia elétrica.
  • Drenagem de águas pluvial segunda etapa (área de abrangência, Parquinho e Ginásio 2).
  • Novo telhado corredor e depósito do Bar do Paulão.
  • Nova iluminação e led no Campo de Futebol oficial e Society, Ginásio 1, Ginásio 2, Quadra b Tamboréu, Piscina Aquecida.
  • Instalação de grelhas de inox na Piscina Aquecida.
  • Aquisição de maquinário para manutenção dos gramados sintéticos.
  • Renovação do AVCB.
  • Instalação de telas de sombreamento nas Quadras de Vôlei de Areia e Beach Tênis.
  • Manutenção geral no telhado do Ginásio 2 com troca de telhas e manutenção outras manutenções necessárias para evitar vazamentos/goteiras.
  • Pintura da fachada Ipê Mirim com nova linguagem visual.
  • Construção de plataforma de filmagem para o Campo de Futebol.
  • Elevação de alambrados das Quadras de Tênis e instalação de telas nas Quadras de Tênis.
  • Instalação de rufos no Paredão entre Vôlei de Areia e Clubinho.
  • Instalação de rufo Sala de Condicionamento Físico.
  • Manutenção nas Quadras de Tênis e troca das linhas de demarcação.
  • Manutenção nas áreas destinadas aos Escoteiros e Bandeirantes.
  • Manutenções preventivas e corretivas nos sistemas de ar condicionados e pmoc.
  • Manutenções preventivas e corretivas nos sistemas de distribuição de gás.
  • Manutenções preventivas e corretivas nos sistemas de aquecimento.
  • Manutenções preventivas e corretivas nos sistemas elétricos de baixa tensão.
  • Manutenções preventivas e corretivas nos sistemas de instalações hidráulicas.
  • Manutenções prediais preventivas e corretivas.
  • Montagem e desmontagem da Festa Junina.
  • Montagem e desmontagem do evento Beer Fest.
  • Elaboração do novo projeto de ampliação e automação do estacionamento do clube.
  • Aprovação do novo projeto de reforma do Bar do Paulão.
  • Inauguração do novo salão de beleza.
  • Compra da novas mesas e cadeiras do bar do Paulão e Forma Gourmet.
  • Escolha do novo concessionário de Estética e Spa. Projeto em construção e com inauguração prevista para o início de 2023.
  • Adequação da rede e da internet para implantação do sistema de Wi-Fi.
  • Implantação do sistema Wi-Fi para cumprimento da lei Marco Civil da Internet nº 12.965 e LGPD nº 13.709/2018.
  • Implantação do Sharepoint com backup dos dados / arquivos digitais dos departamentos para adequação conforme a LGPD nº 13.709/2018.
  • Estabelecimento definitivo do Sistema Delsoft em produção.
  • Troca de computadores obsoletos dos departamentos (Esportes e Secretárias).
  • Implantação de mais um equipamento de marcação de ponto (Relógio de ponto) para o departamento de RH.
  • Restruturação de rede e telefonia pós mudança no departamento de RH.
  • Implantação de 2 novos ramais nas churrasqueiras e readequação do ramal da piscina fria.
  • Manutenção das câmeras e outros equipamentos de segurança.
  • O Departamento de Recursos Humanos realizou neste período a organização de documentos e arquivos.
  • Início do processo de digitalização dos documentos, para uma reestrutura e modernização no arquivo do setor.
  • Reforma no departamento, com um espaço mais amplo e apropriado, e central para receber os candidatos, colaboradores e gestão.
  • Investimentos na contratação de novos profissionais para áreas especificas, buscando qualidade total na estrutura organizacional, como Higiene, Administração, Ambulatório Medico, Portaria e Manutenção.
  • Estruturação do Processo de Recrutamento e Seleção. O contrato com a agência de empregos que prestava serviços ao clube foi cancelado visando reduzir custos e otimização da demanda. Com esta resolução, o departamento passou a selecionar currículos pela plataforma da Catho Empresas realizando as entrevistas presenciais no clube juntamente com o Rh e gestor do setor.
  • Estruturação do Offboarding (desligamento) atendimento humanizado, visando minimizar os impactos pelo desligamento do colaborador.
  • Criação de questionário de entrevista de desligamento, para coletar de forma anônima dados de reclamações e sugestões de melhorias dos departamentos.
  • Homologações passaram a ser realizadas diretamente no Rh, visando redução de custos com taxas sindicais.
  • Redefinição de nomenclaturas de cargos, carga horaria de trabalho e faixa salarial de acordo com a formação e experiencia técnica dos profissionais.
  • Definições de horários para os aprendizes e estagiários conforme a legislação trabalhista (sem horas extras).
  • Contratação do novo plano de Assistência Médica — Intermédica Smart 400, com coparticipação visando reduzir as taxas de absenteísmo a longo prazo.
  • Novo período de carência para inclusão dos colaboradores na Intermédica — após 90 dias, visando reduzir custos do Clube com colaboradores que não passaram na experiência e/ou pedem demissão dentro do período.
  • Adequação da tolerância de atrasos, para 15 minutos semanais; o que ultrapassar será descontado do descanso semanal (DSR).
  • Adequação das normas da Convenção Coletiva para colaboradores afastados, que passado a receber o Vale Alimentação somente nos 3 (Três) primeiros meses de afastamento.
  • Implantação do sistema de ponto Online — Madis, em processo: recadastramento das biometrias, adequação de horários no sistema.
  • RH de portas abertas: Nesta gestão estamos focando no atendimento humanizado, plantão de dúvidas sobre holerites, benefícios e outros questionamentos dos colaboradores, focando na aproximação do RH com o colaborador.
  • Como resultado da ação Rh de Portas Abertas, tivemos a Redução das Advertências /Suspensões e Faltas sem justificativa, com a devida orientação aos colaboradores e gestores.
  • Conclusão da programação de dedetização com o fumasse.
  • Cumprimento e realização da programação anual da higiene sem interrupções.
  • Revitalização da calçada de entrada do clube.
  • Higienização no Salão Nobre e Ginásio 1 para os eventos de encerramento do ano de 2022.
  • Reestruturação da equipe de colaboradores para melhorar no atendimento ao associado e ao clube.
  • Limpeza minuciosa em todas as dependências do clube.
  • Implantação de mais um kit de primeiros socorros na sauna masculina: DEA (desfibrilador externo automático), prancha e bolsa de emergência.
  • Compra de DEA e bonecos simuladores para o ensino da operação de primeiros socorros.
  • Melhorias na sauna masculina: troca dos assoalhos de madeira e pintura.
  • Manutenção e calibração dos DEAs (desfibrilador externo automático).
  • Reposição e higienização nas bolsas de emergências externas semanais.
  • Vistorias semanais dos DEAs externos.
  • Atualização do time da enfermagem do ambulatório com curso de primeiros socorros avançados BLS.
  • Treinamento trimestral de primeiros socorros aos colaboradores da portaria, segurança e sauna.
  • Implantação da nova regra que se torna obrigatório o exame dermatológico para os frequentadores da sauna, no intuído de prevenir doenças cutâneas.
  • Reformulação do horário da massagem feminina.
  • Aumento do nosso quadro de colaborador técnico por meio de contração de massagista feminina.
  • Implantação de uma prancha de resgate na piscina externa.