Palavra do Presidente

Um semestre com muitas conquistas.

Assim como fizemos no meio do ano passado, a Diretoria Executiva vem publicar um balanço das principais atividades e benfeitorias realizadas ao longo do segundo semestre de 2021. Diferentemente do primeiro semestre que tivemos o impacto do fechamento do clube durante mais de 40 dias por conta do agravamento da pandemia, a segunda metade do ano foi um período de retomada geral da rotina do clube e readequação das diversas atividades esportivas, culturais e sociais.

Nesse período, conforme vocês poderão ver no detalhamento de cada um dos departamentos, foi possível promover muitas atrações para os associados, organizamos vários torneios nas diversas modalidades, fizemos muitas ações culturais e recuperamos boa parte da composição do quadro associativo com a entrada de novos sócios e retorno dos afastados. Gostaria de destacar desses eventos sociais a Beer Fest realizada em outubro que marcou a volta das festas no Ipê em grande estilo. Além desse evento de maior porte, o clube lançou o Sextou em parceria com os concessionários com grande adesão dos associados e o Dia das Crianças Especial com muitas atrações para a garotada. No lado esportivo conseguimos recuperar muitas inscrições nas atividades e ainda diminuímos significativamente a fila de espera em diversas modalidades. Além disso organizamos aulas temáticas, muitos torneios internos e ainda reabrimos a brinquedoteca que estava fechada desde 2020. Outro destaque que vale a pena ser ressaltado foi o trabalho bastante intenso para manter as contas do clube sob controle e atenuar o impacto da perda de receita que tivemos provocadas no primeiro semestre principalmente. Na infraestrutura mantivemos o ritmo de manutenção preventiva pelo clube todo, fizemos inúmeras reformas e ainda refizemos todo o piso das quadras de tênis 5 e 6 e trocamos a iluminação em todas as quadras, piso rápido e saibro. Por fim quero também enfatizar toda a nossa preocupação pela segurança dos associados na área externa do clube tendo em vista algumas ocorrências desagradáveis que infelizmente aconteceram nesse período. Trocamos toda a segurança externa, aumentamos a vigilância com a instalação de novas câmeras e reiteramos um pedido de aumento nas rondas policiais nas imediações do Ipê.

Para finalizar quero mais uma vez manifestar todo meu agradecimento pelo tempo e dedicação da equipe de diretores e subdiretores, e especialmente aos nossos gestores e colaboradores que são os responsáveis para que tudo isso que está neste balanço aconteça.

Presidente Ipê Clube

Grande abraço,
Silvio Vieira Pomin
Presidente da Diretoria Executiva

  • No ano de 2021, em meio à pandemia, o Departamento de Esportes apresentou um crescimento acima de 20% no número de associados inscritos nas modalidades esportivas, o que representou 823 novas inscrições no longo do ano.
  • Criação de diversas turmas de natação, ginástica artística, judô, vôlei de praia e de quadra, futevôlei, beach tennis e beach tennis kids, futsal e demais modalidades para atender demanda de lista de espera.
  • Formação de turmas de treinamento das equipes de tênis (feminino e masculino).
  • Criação de horários provisórios na fase de pandemia em diversas modalidades possibilitando a prática de atividades na fase de restrição.
  • Atualização dos protocolos de segurança das atividades esportivas na fase de pandemia.
  • Aquisição de aplicativo de treino da academia que foi disponibilizado para os associados em setembro de 2021.
  • Realização e participação em diversos torneios e campeonatos de várias modalidades esportivas:
  1. 1. Torneio de duplas masculino de vôlei de praia (ago).
  2. 2. Torneio Bala Mistura Adulto “Campeonato Português” (ago/nov) – campeão Vitória de Setúbal (categoria principal), Marítimo (categoria 35+) e Desp. Aves (categoria 46+).
  3. 3. Circuito Butterfly de tênis de mesa (ago/nov).
  4. 4. Torneio Interclubes Futebol Adulto (ago/dez) - Ipê Clube campeão (categoria 47+).
  5. 5. Torneio Interclubes da Federação Paulista de Tênis (ago/dez) – Equipes femininas vice-campeãs (categorias 60F, 55FB e 45FBV).
  6. 6. Torneio Interclubes Futebol Menores (ago/dez) - O Ipê Clube vice-campeão (categoria sub 16).
  7. 7. Campeonato Interno de Futevôlei (set).
  8. 8. Torneio Interno de duplas mistas de tênis (set).
  9. 9. Torneio de duplas femininas de vôlei de praia (set).
  10. 10. Campeonato do Sindiclube e de Voleibol Máster feminino (set/dez) - Ipê Clube campeão da série prata (equipe E1).
  11. 11. Campeonato Individual Futsal sub 05/06 e sub 07 (out).
  12. 12. Festival Interclubes de Futevôlei (out) - Dupla do Ipê Clube campeã.
  13. 13. Torneio Interno de Beach Tennis (out/nov).
  14. 14. 18º Ipê Open de Tamboréu (out/dez).
  15. 15. Festival Ipê Clube de Futsal sub 11 (nov).
  16. 16. Festival Kids de Beach tennis (nov).
  17. 17. Torneio de Damas da Federação Paulista de Tênis (nov) - Ipê Clube campeão em diversas categorias.
  18. 18. Festival Interno de Basquete Infantil Feminino (nov).
  19. 19. Torneio Interno de Squash Masc. / Fem. / Infantil (nov).
  20. 20. Festival Interclubes de voleibol máster feminino (nov).
  21. 21. Torneio Interno de Voleibol e Mini Voleibol Menores (nov/dez).
  22. 22. Etapa única e finais do Circuito Interno de Tênis (nov/dez).
  23. 23. Festival Futebol Society Feminino Menores (dez) - Ipê Clube campeão.
  24. 24. Interclubes de Beach Tennis (dez) - Ipê Clube 3º colocado.
  25. 25. Torneio Interno de Duplas de Vôlei de Praia (dez).
  26. 26. Torneio Amistoso Interno de Quartetos Feminino de Vôlei de Praia (dez).
  27. 27. Torneio Interno Infantil Masculino de Vôlei Rei da Quadra (dez).
  28. 28. Torneio da ACESC por equipes – Equipe Feminina do Ipê Clube vice-campeã.
  29. 29. Campeonato Sindiclube de basquetebol infantil masculino - Ipê Clube vice-campeão (categoria sub 13).
  30. 30. Copa Sindiclube Futsal Menores - Ipê Clube 3º colocado série ouro (categoria sub 09) e campeão da série bronze (categoria Sub 11).
  • Realização dos projetos na brinquedoteca Oficina Fazendo Arte (ago/dez) e Clubinho de Leitura (ago/dez).
  • Realização de eventos e ações entre professores e alunos:
  1. 1. Aula Especial de Ginástica Fitness.
  2. 2. Clínica de saque de tênis de mesa (set/out/nov).
  3. 3. Clínica de Flag Football e Futebol Americano (out).
  4. 4. Festa Halloween de Natação (out).
  5. 5. A Mostra de Ballet (nov).
  6. 6. Festival Interno de Ginástica Artística (nov).
  7. 7. Festival Infantil de Natação (nov).
  8. 8. Confraternização basquete veterano (nov).
  9. 9. Festival de Patinação Artística (nov/dez).
  10. 10. Clínicas de Vôlei de Praia (nov/dez).
  11. 11. Entrega de faixas de Judô (dez).
  • No mês de agosto, a ação do Dia dos Pais em parceria com o Departamento de Esportes e empresa Cyrela fez a distribuição de brindes homenageando os pais do Ipê Clube.
  • Os parentes de João Batista, receberam uma homenagem ao colaborador que prestou serviços por mais de 20 anos ao Ipê Clube trabalhando no vestiário masculino e departamento de esportes e que participou muitos eventos e atendimentos aos associados do clube.
  • Em agosto, iniciamos a campanha Ipê Sustentabilidade e Consciência Social recolhendo tampinhas plásticas em prol da Associação Novo Rumo que desenvolve um trabalho de inclusão cultural e social de jovens e adultos com deficiência cognitiva, intelectual e física, oferecendo atividades de arte, cultura e lazer.
  • Comemoração do Dia das Crianças, com brinquedões infláveis, recreação, contação de histórias, oficinas, brindes, pipoca e muitas surpresas para toda a família. O evento contou com o apoio e participação das empresas parceiras Super Cérebro, Cláritas, Estrela e Panini.
  • Fechando a programação especial do Mês das Crianças, uma ação em parceria com os departamentos Cultural e Esporte, as crianças do Ipê ganharam uma Baladinha Halloween pra lá de especial, com DJ, decoração, fantasias e com a participação da equipe de colaboradores do departamento que animaram a festa com os recreadores e muitas gostosuras e travessuras.
  • O Campeonato de Pênaltis Pais e Filhos foi realizado em parceria com a empresa Panini no Ginásio I com entrega de brindes para as crianças que participaram da ação.
  • A Beer Fest aconteceu no dia 23 de outubro, depois de um longo período sem a realização de eventos devidos as orientações divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo. A festa gastronômica foi realizada na praça central do clube e apresentou o show da banda Serial Funkers e além da cerveja gelada, contou com mais duas novidades. A Neon Fest, uma festa para o público entre 11 e 16 anos no clubinho e Kids Zone, uma área de recreação para as crianças de 5 a 10 anos. O evento foi um sucesso de público e abriu com a temporada de novos eventos no clube. O evento contou com o patrocínio da T-Line (Toyota).
  • A partir do mês de setembro, com a liberação de realização de eventos sociais, o evento Sextou no Ipê foi o ponto de partida para reencontro dos amigos e a celebração do retorno das atividades sociais no clube após um longo período de restrições devido a pandemia. Foram realizados quatro eventos ao longo do semestre com a participação de diferentes atrações musicais. Em setembro os eventos aconteceram no Caluma com a apresentação da Banda Saída de Emergência e no Bar da Piscina com a Banda Solta o Play. Em novembro a atração do Quarteto Glória que tocou os melhores sambas dos anos 70, 80, 90, choros e samba-rocks no Bar do Paulão e fechando o ano o happy hour reuniu no Caluma os atletas que participaram do torneio Bala Mistura, associados e convidados ao som das bandas Zarcão 78 e Grupo Somacor.
  • Em dezembro realizamos a ação em parceria com Super Geeks, escola de Ciência da Computação para crianças e adolescentes que ofereceu descontos especiais aos associados e aulas gratuitas no Hall Social, ensinando jovens, a partir de 5 anos, a criarem seus próprios games, aplicativos, robôs e sistemas com uma base no empreendedorismo e na língua inglesa.
  • Firmada a parceria para o ano de 2022 com a De Luca & Leão Sports que atua na área de intercâmbio esportivo e que desenvolve um programa formação, treinamento de performance e seletivas para os atletas da empresa e de associados do Ipê Clube.
  • Reabertura do espaço sala parceiros para associados e interessados em interesse em divulgar e comercializar seus produtos dentro do clube. O espaço é adequado para exposições dos mais diversos produtos e está localizado em uma área de grande circulação.
  • Realização das festas de Festas de Confraternização dos Colaboradores, Diretoria e Conselho Deliberativo em comemoração a mais uma de serviços prestados ao ipê Clube.
  • Elaboração e aplicação de pesquisa qualitativa com os associados que praticam aulas de tênis adulto para avaliação e análise de sugestões apresentadas.
  • Elaboração e aplicação de pesquisa de com os associados para avaliar e receber sugestões de possíveis melhorias dos serviços oferecidos pelos concessionários do clube.
  • Elaboração e encaminhamento para o Sindi Clube do relatório mensal de controle de ações de prevenção e controle da Covid-19 no Ipê Clube, conforme exigido pela prefeitura do município de São Paulo em Portaria PREF Nº 683.
  • A ação Vem Que Tem convidou os fotógrafos Alécio Cezar e Giulianne Martins para dar algumas dicas úteis de fotografia o aparelho celular que foi publicado em quatro pequenos vídeos que estão disponíveis no Canal Ipê.
  • No mês de agosto o curso de Musicalização Infantil retornou as atividades oferecidas para crianças de 3 a 6 anos de idade.
  • Mais uma retomada de atividades culturais na segunda quinzena de agosto. Aulas de teatro para adultos e jovens acima de 15 anos com o diretor André Blumenschein.
  • Em setembro o Coral Ipê participou do Festival Circuito Sindi Clube de Corais On Line com o vídeo da canção Só pra Lembrar. O evento foi transmitido ao vivo, no YouTube atingindo mais de 500 visualizações no Canal Ipê.
  • Também no mês de setembro o Departamento Cultural realizou uma Pesquisa de Opinião e sugestões com os associados avaliar as atividades oferecidas e a abertura de novos cursos.
  • No mês de outubro o departamento fechou a parceria com a empresa Super Cérebro oferecendo aos associados novos cursos livres para crianças, a partir de 2 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos. As atividades propostas melhoram a capacidade de concentração, raciocínio lógico, memória, atenção, liderança, trabalho em equipe, sociabilidade e cooperação.
  • No segundo semestre o Departamento Cultural realizou três eventos de Contação de Histórias para as crianças e familiares. Foram elas: Cantos de Aiyê, o Canto das Águas com o grupo Coletivo Quizumba, Mitos e Lendas Brasileiros com a empresa Cia. Bisclof e Contos de Natal com a empresa Cia A Hora da História.
  • Uma programação especial foi montada para comemorar o Mês das Crianças, alegrando os sábados de outubro com oficinas, brincadeiras, contação de histórias e muita diversão! A Oficina de Brigadeiro foi realizada com as crianças em dois horários e teve todas as vagas preenchidas pelos pequenos que além de aprender uma deliciosa receita se deliciaram com o chocolate na preparação. Para finalizar a programação, o departamento contratou uma recreação especial de Halloween animou a todos com brincadeiras, fantasias e muitas surpresas em uma baladinha temática no Pub que reuniu pais e filhos para dançar.
  • O encerramento das aulas de Teatro Infantil no ano de 2021 apresentou no Teatro Neir Moysés e no Salão Nobre quatro peças com a participação dos alunos: O Pote Vazio (fábula chinesa), Vidas Secas (Graciliano Ramos) e Um Novo Tempo e a Bomba com textos de criação coletiva.
  • Happy Hour no Pub reuniu alunos e professores para um encontro musical encerrando as atividades das aulas de música no ano de 2021.
  • Lançamento de mais um vídeo do Coral Ipê apresentando a música do folclore brasileiro Borboleta, uma mensagem de encerramento de ciclo e das atividades culturais do ano de 2021.
  • Aumento na agilidade dos processos de retorno de sugestões e reclamações dos associados com o encaminhamento das demandas para os departamentos e diretores responsáveis para solução de problemas pontuais a curto e médio prazo.
  • Campanha para regularização do cadastro de dependentes e beneficiários contribuintes com idade superior 18 anos com envio de e-mail marketing para esclarecimento desta demanda e solicitação de envio de documentos como declaração da Faculdade de Ensino Superior e do recibo da taxa de matrícula.
  • Regularização de dependentes com idade superior a 5 anos sem títulos para aquisição de títulos patrimoniais e inclusão das crianças no sistema, para que os pais possam fazer agendamento nas atividades disponíveis para eles.
  • Redução de listas de espera nas atividades esportivas.
  • Comercialização de 633 (seiscentos e trinta e três) novos títulos e atendimento a 170 associados que retornaram ao clube, totalizando 803 (oitocentos e três) pessoas para o quadro social do Ipê.
  • Continuidade das políticas de transparência na Gestão de Recursos, implantadas em 2019 com divulgação do Boletim Financeiro Mensal, com as principais informações acerca das contas do clube (ordinária e de investimentos).
  • Contratação de Auditoria Independente desde 2019 para avaliação das demonstrações contábeis. Pelo segundo consecutivo, o parecer dos auditores foi emitido sem ressalvas.
  • Redução das taxas de inadimplência, mesmo num momento de incertezas diante da pandemia.
  • Atualização dos informativos contábeis e fiscais, tornando as informações mais seguras e melhorando o acompanhamento das contas do clube.
  • Mantivemos a interação com áreas financeiras de outros clubes, através da participação de comitês da ACESC e Sindiclube.
  • Início do processo de implantação do sistema ERP Delsoft integrado com o sistema de clube.
  • Contratação e acompanhamento do inventário patrimonial para fins de aumentar a transparência das informações contábeis.
  • Realizadas diversas medidas a fim de controlar os gastos, mesmo com a retomada parcial das atividades oferecidas pelo clube ao longo do ano devido às restrições impostas pela continuidade da pandemia Covid-19, mantendo a qualidade nos trabalhos oferecidos, dentre elas:
  1. 1. Férias coletivas para 90% do quadro de funcionários iniciando final de março e redução de jornada de trabalho da equipe remanescente.
  2. 2. Ação proativa junto aos associados por meio de divulgação de informativos para incentivo ao pagamento e manutenção das mensalidades.
  3. 3. Estudo que permitiu a concessão de desconto na mensalidade de maio, mediante pontualidade de pagamento.
  4. 4. Negociação com fornecedores para redução das despesas sem prejuízo do retorno.
  • Elaboração do Balanço Financeiro comentado sobre a performance do segundo semestre de 2021.

Boletim Financeiro

Informações, gráficos e tabelas de Receitas e Despesas

  • Realizada a segunda etapa de drenagem, piso mega dreno e sistema de drenagem subterrânea no corredor entre o campo de futebol e campo society.
  • Construção de bancos de madeira no corredor do campo de futebol.
  • Construções de arquibancadas e plataforma de filmagem para o campo de futebol.
  • Novos toldos de cobertura para os bancos de reserva do campo de futebol.
  • Nova quadra rápida de tênis (quadras 5 e 6).
  • Novo alambrado nas quadras 5 e 6 de tênis.
  • Construção de caixa de retenção de saibro das quadras de tênis.
  • Nova iluminação em Led para todas as quadras de tênis.
  • Construção de mesas de apoio para as quadras de tênis.
  • Construção do sistema de drenagem subterrânea da Praça Central.
  • Construção e instalação de novo sistema de aquecimento da piscina aquecida.
  • Construção de novo telhado para a escolinha, com telhas metálicas termoacústicas.
  • Instalação de tela de sombreamento para as quadras de beach tênis.
  • Manutenção e conservação de todos os sistemas elétricos e hidráulicos do clube.
  • Manutenção e conservação dos pisos /calçadas internas do clube.
  • Montagem de caixas e barracas para a Festa do Chopp.
  • Diversos serviços de manutenção preventiva e serviços solicitados pelos departamentos do clube.
  • Aumento da segurança externa do Ipê Clube para um maior conforto dos associados com a contratação de profissionais de segurança e vigilância externa.
  • Aprovação de projetos de investimentos para melhorar o atendimento nos concessionários de alimentação do clube. A primeira fase do projeto será executada a partir de fevereiro de 2022 com a compra de novos equipamentos para a cozinha do Bar do Paulão e consultoria especializada que o ajudará com treinamento, revisão de cardápio e processos de atendimento ao associado.
  • Substituição do concessionário no Bar do Tênis para melhoria no atendimento dos associados praticantes da modalidade.
  • Desenvolvimento e aprovação de projeto para automatização no controle de entrada e saída de veículos com a instalação de SEM PARAR e totens de atendimento a ser executado ao longo de 2022. Ainda no estacionamento a diretoria executiva vem realizando estudos de viabilidade para construção do edifício garagem visando aumentar a quantidade de vagas no estacionamento.
  • Adequação dos contratos de concessão de todos os concessionários para o clube ter maior segurança jurídica e criar um padrão que preveja a isonomia de condições nos diversos negócios e melhorar a relação com os nossos parceiros.
  • Realização de pesquisa de opinião sobre os serviços dos concessionários para oferecer informações uteis para melhoria do atendimento ao associado.
  • O Ipê Clube obteve bons resultados financeiros nas negociações de ações trabalhistas. Neste período foram oito processos com valor total estimado de indenização em R$ 790.231,82. Após a realização das audiências de julgamento das ações, o Ipê Clube pagou o valor total de R$ 57.489,36 o que representa apenas 7,27% do valor total estimado dos processos.
  • Criação de comissão para tratar especificamente da concessão das áreas do clube com o suporte técnico de escritório de advocacia especializado em Direito Administrativo. Esta equipe formalizou um pedido reunindo os três processos administrativos apresentados anteriormente à Prefeitura Municipal de São Paulo e que buscam resguardar o direito do clube de aquisição dos terrenos e do pedido complementar da prorrogação da concessão por mais 40 anos.
  • Iniciado os serviços de substituição dos softwares Dataflex e Protheus para o novo software Delsoft com especialização em clubes e locado na nuvem.
  • Ampliação das câmeras de segurança na área externa Rua Ipê e alguns pontos internos do clube.
  • Realizada a substituição e ou atualização dos computadores dos departamentos de Esportes, Portaria e Central de Atendimento.
  • Substituição de uma catraca da entrada principal (fase de teste para o desenvolvimento do projeto piloto) que possui novas ferramentas tecnológicas: novo leitor de digitais com mais precisão, identificação facial, atualização das placas e processador para aumento de desempenho na comunicação e na segurança.
  • Manutenção e atualização dos sistemas do clube proporcionando melhoria nos serviços prestados aos associados.
  • Retomada de novas contratações e fechamento das reposições de dispensas ocorridas na pandemia 2020. Desta forma foi alcançado o retorno das atividades e a qualidade dos serviços bem como a implantação de novos projetos e serviços x melhorias oferecidas pelo clube.
  • Aprovação do aumento de verba de para cursos e treinamentos, buscando melhor qualificação e desempenho do quadro funcional.
  • Os protocolos de segurança e saúde (Covid 19) foram mantidos e respeitados preservando os funcionários e os associados.
  • Manutenção da higiene e sanitização preventiva de todos os espaços do clube cumprindo os protocolos para a segurança dos associados.
  • Procedimentos de higienização e desinfecção dos espaços do clube foram incluídos na rotina diária da equipe de forma permanente e definitiva.
  • Orientação acerca da execução e controle dos protocolos referentes a pandemia. Coordenando em conjunto com outras diretorias a melhor forma de integrar as diretrizes do governo com a demanda de bem estar e saúde de nossos associados.
  • Reformulação e aumento do nosso quadro de pessoal técnico por meio de contratação de enfermeiros.
  • Atualização do time da enfermagem do ambulatório com curso de primeiros socorros e socorros avançados.
  • Readequações na política organizacional da sauna.
  • Reformulação de novas regras e horários aos frequentadores da massagem.
  • Treinamento de primeiros socorros aos colaboradores do clube(semestral) e salva vidas (trimestral).
  • Assessoria à diretoria de comunicação acerca dos casos notificados no clube.
  • Assessoria à diretoria de patrimônio acerca do controle de acesso na portaria na vigência do pico da pandemia.
  • Atualização e renovação das medicações e acessórios de saúde do ambulatório.