Mãos à obra

Os projetos em andamento que estão deixando nosso Ipê ainda mais bonito e seguro.

Sou engenheiro civil de formação e atuo há anos na área de construção. Sou sócio do Ipê há mais de dez e apaixonado pela minha profissão e por esportes.

Assim, foi com grande satisfação que assumi este ano a Diretoria de Obras e Manutenção, responsável por manter todas as áreas do clube - com seus sistemas elétricos, de gás, hidráulica, elevadores e outros - funcionais e seguras. Para aprimorar essas áreas, nossa equipe vem trabalhando em diversas frentes, as quais compartilho com vocês aqui no Blog da Diretoria.

A primeira obra da minha gestão foi a conclusão da reforma da infraestrutura elétrica, importante para a segurança dos frequentadores do Ipê. Depois da finalização da elétrica, iniciamos a execução de um projeto já existente de drenagem das águas pluviais, pois o alagamento de algumas áreas era um problema sério que o clube enfrentava. A obra de drenagem foi dividida em três etapas para não prejudicar a circulação dos associados no clube.

Na primeira etapa, feita na área próxima aos vestiários masculinos do campo de futebol, foram construídos um novo telhado com a inversão do caimento da água da chuva e nova calçada. Além disso, tivemos a excelente surpresa de encontrar uma grande galeria de captação de águas pluviais que ninguém imaginava que existia naquela área. Ela estava obstruída e em desuso. Conseguimos limpá-la, revitalizá-la e deixá-la em funcionamento. Também foi feita a revisão geral e readequação das instalações elétricas, hidráulicas e de gás, adequação da rampa de acesso à escolinha Ipê Mirim, além de um novo layout com pintura especial e uma pequena arquibancada. Essa primeira etapa foi finalizada no prazo e com sucesso, e a área ficou mais atrativa com as novas cores, acompanhando a logomarca do clube.

Em julho, demos início à segunda etapa da obra de drenagem no corredor que vai do Ipê Mirim até o Bar do Paulão. Na terceira etapa, a obra será estendida com o calçamento drenante da área que vai do Bar do Paulão até o portão da Avenida Ibirapuera. 

Além das obras de drenagem, iniciamos também a reforma do piso das quadras rápidas 5 e 6 do tênis. Em breve instalaremos nova iluminação em todas as quadras da modalidade, atendendo a pedidos antigos dos frequentadores deste espaço.

E o trabalho do Departamento não para por aí. O objetivo é seguir fazendo uma gestão sempre com foco no bom planejamento, na qualidade dos serviços e materiais, na modernização e no menor custo possível. Por isso, além das obras mencionadas acima, estamos iniciando um projeto de retrofit de outras áreas do clube, como a alameda de serviços, áreas de esportes e outras, para deixá-las ainda mais modernas. Retrofit é um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais seguro e confortável para os usuários, por meio da aplicação de novas soluções, tecnologias e materiais. Além de reduzir custos, o retrofit também ajuda na revitalização dos espaços. O Ipê Clube não poderia ficar de fora dessa tendência em engenharia!  

Já recebi elogios de adultos e crianças que usam o vestiário do campo de futebol, após sua reforma, o que me deixou muito feliz! A ideia é justamente essa; tornar os espaços mais acolhedores e seguros para todos os que frequentam o Ipê, associados, funcionários e visitantes de todas as idades. 

Um forte abraço, 

Paulo André Maccaferri
Diretor de Manutenção e Obras

Compartilhe