O Ipê na palma da mão

A digitalização da comunicação e relacionamento com o associado.

O processo de digitalização de diversas atividades rotineiras é uma realidade e, atualmente, é praticamente impossível pensar em ficar sem o nosso smartphone para realizar tarefas do dia a dia. Seja para mandar uma mensagem, conferir os e-mails, se informar nos sites de conteúdo, compartilhar algo nas redes sociais, pagar uma conta, ouvir música, fazer uma chamada por vídeo e tantas outras coisas, o telefone celular, e seus inúmeros aplicativos, tornou-se peça-chave para que possamos fazer tudo isso de uma forma simples e intuitiva.

O Ipê Clube não ficou fora dessa nova tendência e como diretor responsável pela área, iniciei um processo de atualização da comunicação no clube para oferecer mais informação e interatividade com a nova plataforma de relacionamento com os associados. A iniciativa, que começou já em 2019 no início da minha gestão, ganhou novos rumos quando surgiu a necessidade de clubes e academias implementarem os protocolos impostos pelas autoridades sanitárias que exigiam o controle de entrada e saída, limitações de presença em espaços esportivos e agendamento de atividades. Mudamos o projeto inicial para incorporar essas funcionalidades essenciais, oferecer outros serviços e conteúdo exclusivo para os ipeanos. Esses novos recursos digitais provocaram uma grande mudança na dinâmica das diversas atividades e possibilitou que as pessoas pudessem planejar melhor suas atividades no Ipê.

Como toda a iniciativa que visa atender um público amplo e heterogêneo, estruturamos bem o projeto, discutimos com profundidade o impacto das mudanças no clube, mapeamos os possíveis desdobramentos e envolvemos os gestores do clube no processo de definição da ferramenta. Seis meses depois de feito o lançamento, fizemos uma pesquisa de opinião e o resultado mostrou que a percepção do associado foi extremamente positiva, especialmente quando falamos do agendamento online das atividades esportivas e culturais. E esse processo é de melhoria contínua. Recentemente lançamos uma nova versão do aplicativo com a tecnologia PWA (progressive web app), que substituirá as atuais versões nativas para Android e IOS, e não vai parar por aí, podem ter certeza.

Porém, apesar de todos os indicadores mostrarem uma excelente aceitação pela maioria, não faltaram manifestações de associados insatisfeitos com as mudanças, diversos pedidos para que voltássemos à dinâmica pré-pandemia e duras críticas ao novo sistema. Mas até aí tudo normal pois toda mudança gera desconforto em parte dos usuários, e isso precisa ser entendido e trabalhado para minimizar a rejeição. Além disso, também tivemos que acompanhar bem de perto relatos e ocorrências de um comportamento pouco empático de algumas pessoas que encontraram formas de levar vantagem no processo de agendamento. Mudamos algumas regras das modalidades, aprimoramos o sistema e seguimos bem atentos para coibir qualquer ato dessa natureza que possa prejudicar as outras pessoas.

Por outro lado, há um aspecto por trás desse processo de digitalização que é extremamente importante para a gestão do clube. Esse novo sistema, já integrado com o controle de presença (entrada e saída) pela catraca e a necessidade de os associados terem que agendar suas atividades, nos permite medir com muito mais precisão a frequência no clube, o perfil dos frequentadores mais assíduos, a demanda por modalidade, a utilização dos espaços, os horários de pico, os períodos de maior ociosidade e assim por diante. Esse conjunto de informações é fundamental para que os gestores possam planejar seu trabalho e conhecer muito mais a fundo as demandas e as necessidades do clube.

Para finalizar quero reiterar o compromisso de estar sempre aberto para prestar qualquer esclarecimento sobre a plataforma, tirar dúvidas sobre seu funcionamento e ouvir sugestões para agregar ainda mais valor à ferramenta. 

Dirceu Pereira Junior
Diretor de Comunicação e Eventos Sociais

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