Festa Junina 2024

Resultados da pesquisa e a questão dos adolescentes nos eventos do clube.

A Festa Junina do Ipê é o evento mais importante do clube e, todos os anos, atrai associados e convidados para saborear os comes e bebes típicos, curtir as atrações e brincadeiras para crianças e se reunir com amigos nessa tradicional festa. Esse ano não foi diferente. No último sábado, dia 22 de junho, o clube recebeu cerca de 4 mil pessoas, número ligeiramente superior ao que veio em 2023, e o resultado alcançou nossas expectativas e do público que esteve presente, apesar de algumas pequenas questões pontuais de logística e um aspecto mais importante envolvendo a grande presença de jovens e adolescentes, que também chamou à atenção da nossa equipe. 

Assim como temos feito desde que reassumi a diretoria responsável pelos eventos sociais do clube, realizamos uma pesquisa de opinião para saber qual foi a avaliação sobre o atendimento nas barracas, produtos que foram servidos, serviços disponíveis para os convidados e coletar sugestões e comentários com o objetivo de seguir evoluindo na produção da festa e corrigir eventuais falhas ocorridas.  

O resultado da pesquisa confirmou a percepção que nossa equipe teve ao final do evento, mostrando uma avaliação no mesmo patamar que alcançamos em 2023, que já havíamos tido um grande salto de qualidade frente ao ano anterior. Os detalhes da pesquisa, evolução dos resultados e comentários podem ser conferidos no documento que está disponível no link abaixo.

Clique aqui para acessar a Pesquisa de Opinião - Festa Junina 2024

Um ponto que foi muito recorrente nas manifestações espontâneas dos participantes da pesquisa, foi essa questão envolvendo o público adolescente na festa e um comportamento indevido em determinadas situações, indicando o possível consumo de bebidas alcoólicas. Primeiramente quero deixar claro que o clube está totalmente comprometido em coibir qualquer tipo de ocorrência dessa natureza e adotou uma série de medidas nesse sentido junto aos colaboradores e prestadores de serviços. Essa preocupação foi explicitada nas barracas que vendiam esses produtos e destacamos agentes de segurança para fazer rondas nas proximidades, orientando que agissem caso presenciassem algo indevido. No entanto, tivemos relatos, e presenciamos situações, que indicaram que mesmo com essas precauções, infelizmente não foi possível evitar algumas ocorrências. É preciso apontar também que foram identificados jovens maiores de idade adquirindo a bebida para compartilhar com a turma, ou mesmo um parente ou responsável pelo adolescente que "liberou" o drink dele mesmo. De uma forma ou de outra, trata-se de um tema importante que vai demandar da diretoria algumas medidas para que não tenhamos mais esse tipo de problema.  

Por outro lado, acho importante ressaltar um ponto importante. A diretoria tem acompanhado bem de perto o crescimento do número de jovens e adolescentes que estão frequentando o clube e consequentemente seus eventos sociais. Se por um lado a presença deles pode gerar preocupações por causa de um comportamento típico da idade, que costuma não ligar para as regras e restrições impostas, a diretoria acredita que esse é um ponto positivo e que deve ser trabalhado para que sua frequência continue dessa forma. Precisamos de uma força tarefa para criar as condições ideais no dia a dia e nos eventos do clube, mas o papel dos pais, e responsáveis, é igualmente importante na orientação sobre qual deve ser o comportamento dessa garotada nessas situações. Para os próximos eventos já estamos listando uma série de novas medidas para tratarmos desse assunto com a devida atenção e importância.

Compartilhe