Mais 40 anos

Assinado o despacho que renova nossa concessão do terreno.

Ontem, 29 de fevereiro, foi um dia importante para a história do Ipê Clube, que este ano completou 78 anos desde sua fundação em 1946, aqui neste mesmo terreno que nos foi cedido naquela ocasião pela prefeitura e agora está sendo renovado por mais 40 anos.

A antiga Rua do Tanque, onde foi realizada a primeira reunião dos fundadores e escolhido o nome de Ipê Clube, pelas árvores que tinham na região, também já foi a Rua Estado de Israel e em 1996 passou a chamar Rua Ipê. Nesses quase 80 anos de existência, o Ipê se desenvolveu muito em sua infraestrutura, edificações, quadras, campo de futebol, atividades esportivas, eventos sociais e culturais, e hoje é reconhecido como um dos clubes tradicionais da cidade de São Paulo.

No início, essa nova agremiação tinha seus 10 fundadores e familiares, mas esse número cresceu, e muito... Atualmente o clube tem mais de 5 mil e 500 associados que frequentam regularmente para praticar seu esporte favorito, trazer seus filhos para as inúmeras modalidades que oferecemos, encontrar os amigos nos eventos sociais e muito mais.

Outro aspecto muito relevante em nossa história é a contrapartida social que o clube, desde sempre, se comprometeu com a municipalidade. Seja pela oferta de bolsas na escolinha infantil, cessão dos seus espaços esportivos para realização de eventos da prefeitura, ações sociais organizadas para a comunidade, acolhimento do centro de bandeirantes/escoteiros e inúmeras outras iniciativas que foram implementadas como parte do retorno pela cessão do terreno em que o clube está localizado.

Falando agora especificamente da questão da renovação da cessão do terreno, primeiro é preciso lembrar que nosso prazo de utilização havia expirado em meados de 2020 e desde então temos feito todos os trâmites legais para a manutenção regular de nossa permanência e trabalhado em todas as instâncias para conseguir estender esse prazo que agora está sendo concedido de mais 20 anos, prorrogáveis por outros 20 anos. E por todo esse empenho que é importante reconhecer aqui o trabalho de diversas pessoas que tiveram um papel importante para chegarmos até esse estágio. Essa nossa saga pela renovação tem início em 2004, ocasião em que Ipê Clube formulou dois pedidos junto aos órgãos competentes da prefeitura, na tentativa de resguardar seu direito de aquisição destes terrenos, caso isso se fizesse necessário, e como pedido complementar a prorrogação da concessão já existente por mais 40 anos, a contar do vencimento em 30 de dezembro de 2020. De lá pra cá foram muitas idas e vindas processuais, contrapropostas, indeferimentos, mudanças de legislação e várias outras ocorrências que inviabilizaram a concretização deste ato. Mas essa saga chegou a seu fim e nosso intuito inicial foi alcançado, o que é motivo de muita alegria para todos os ipeanos que, direta ou indiretamente, ajudaram nesse processo ou estavam ao nosso lado para um desfecho que garantisse a permanência e continuidade de nossas atividades.

Dito isso, eu preciso fazer um reconhecimento explícito à todos os ex-presidentes que passaram por aqui desde 2004 e que, de uma maneira ou de outra, estiveram à frente desse desafio em prol do Ipê Clube. São eles Alberto Besser, Carlos Alberto Correa, Fenelon Borges, Amando Varella, Valdir Moreira, Ivo Amadeu e Silvio Pomin. Todos eles tiveram papel fundamental para tocar esse processo junto à prefeitura e manter o funcionamento do clube, independentemente do que estivesse acontecendo, pois não deixamos de acreditar nem um minuto que nosso objetivo seria alcançado. Preciso também mencionar o time que me ajudou de forma efetiva na articulação desse processo de 2020 até aqui. Começo pelo time de associados; Roberto Chikusa, Claudio Langroiva Pereira, Wilson Tadeu de Carvalho, Carlo Alberto Correia, Silvio Pomin e Indi Lopes de Melo Santos. Todos eles foram peças chave para essa conquista. Quero agradecer ao vereador George Hato, que fez toda essa articulação conosco, o sub-prefeito da Vila Mariana - Luis Felipe Miyabara e Secretário Chefe da Casa Civil, Fabricio Cobra Arbex. Finalmente agradecemos ao prefeito Ricardo Nunes que se prontificou a vir até o clube para nos dar a honra de firmar o documento que vai renovar a concessão do nosso terreno, que certamente será muito bem utilizado por todos nós.

Compartilhe