Mudança nas regras de agendamento do tênis

Aprovadas as novas regras para jogos de simples e duplas com mudança na dinâmica do agendamento.

A Diretoria de Esportes vem informar algumas mudanças importantes nas regras de jogos de simples e duplas nas quadras de tênis e, em caráter experimental, na dinâmica do agendamento dos jogos em que os associados praticam o esporte com 2 ou 4 pessoas. O objetivo dessa mudança visa otimizar o uso do espaço, atendendo um maior número de associados da modalidade.

Atualmente todos os agendamentos são abertos à 7h00 para marcação de jogos no mesmo dia e no dia seguinte. Todos os horários e quadras podem ser visualizados com seu respectivo número de vagas disponíveis. O associado escolhe o horário que deseja, e tendo vagas, faz seu agendamento e a reserva está feita. Não há qualquer imposição do número mínimo de pessoas que precisam estar na reserva ou algo assim. Enquanto houver vagas, aquele horário fica aberto.

Aqui começam as mudanças. Existem alguns horários em que a procura é maior do que outros, o chamado HORÁRIO NOBRE, e consequentemente, os mesmos são preenchidos quase que imediatamente do momento em que as reservas são abertas às 7h00. No entanto, além dessa grande demanda, têm sido reportadas certas ocorrências que diferem do regulamento do agendamento e incomodando um grande número de praticantes. São elas:

  1. Reservas de uma quadra em 2 pessoas em um horário X e na sequência (e na mesma quadra) outra reserva 2 pessoas diferentes, mas que na verdade eles jogam os 4 por duas horas seguidas.
  2. Reservas feitas por 2 pessoas em HORÁRIO NOBRE e ninguém mais reserva junto e acaba acontecendo uma partida de simples em um horário que é reservado para jogos de duplas apenas.
  3. Pessoas que reservam uma quadra em apenas 1 pessoa apenas para guardar a quadra e elas acabam jogando com quem já jogou ou por algum motivo não conseguiu agendar.
  4. Reservas feitas em nome de alguém da família que não vai de fato jogar.

Tudo isso pode ser observado nas estatísticas da ferramenta e foi mostrado em relatório produzido para acompanhar a evolução do agendamento no clube. Só a título de exemplo, no tênis, a média de agendamento nos 3 últimos meses de partidas com apenas 2 pessoas e de mais de 50% e de fato essa situação não é vista essa mesma proporção nos jogos no dia a dia.

Desta forma, as novas regras de agendamento, a serem implementadas a partir do dia 01/05, são as seguintes:

  1. Haverá distinção de 2 tipos de quadra para agendamento, sendo uma Quadra Livre (S) em que as regras permanecem inalteradas, e as Quadras de Duplas e Simples (F) em que será obrigatório que estejam preenchidas com a capacidade de vagas da quadra.
  2. Nas Quadras de Duplas e Simples haverá jogos de 2 pessoas e jogos de 4 pessoas, em horários distintos e específicos.
  3. O horário de abertura das reservas permanece o mesmo, às 7h00. Para as Quadras de Duplas e Simples (F) haverá 3 horários de verificação do sistema. Às 06h00, às 12h00 e às 18h00 e às 00h00. Nesses horários, se os agendamentos programados das quadras não estiverem completos com o número de vagas disponíveis, o sistema fará o cancelamento da reserva e abrirá espaço para outras pessoas.

Conforme foi dito inicialmente, essa mudança será feita em caráter experimental, e a Diretoria de Esportes e Subdiretoria de Tênis avaliarão sua eficácia para que seja adotada de forma definitiva ou feito algum tipo de ajuste.

Confira abaixo a tabela com a grade de horários de simples, duplas, livres (não há restrição do número de participantes) e horário reservado para pessoas com 70 e mais anos de idade.

ATENÇÃO: Se estiver acessando a tabela no celular, vire o aparelho na horizontal caso não esteja visualizando a imagem por completo.

Compartilhe