Fortalecendo a Equipe
A criação do cargo de Superintendente no Ipê Clube visa aprimorar os processos administrativos, gerir as atividades operacionais e reestruturar alguns setores da organização para enfrentar os grandes desafios de uma instituição que completará 80 anos em 2026. Essa nova função dará suporte à Diretoria Executiva na implementação do plano estratégico previsto para as diversas áreas do clube e terá um papel importante na condução do processo de mudança e melhoria dos serviços oferecidos aos associados. Em meados de março deste ano, Dirceu Pereira Junior assumiu essa posição e nesta entrevista conta mais detalhes sobre quais são as expectativas para este novo momento de sua trajetória profissional.
Fale um pouco de sua experiência profissional.
Sou publicitário de formação com pós-graduação em marketing. Construi minha carreira em empresas multinacionais e nacionais, sempre atuando na gestão de negócios de produtos e serviços. Depois disso, entrei no mundo digital atuando com inteligência de mercado e produção editorial, momento em que comecei a me envolver com esse universo de clubes sociais. Tive a oportunidade de trabalhar em projetos no Monte Líbano, São Paulo FC, Alphaville, Anhembi Tênis Clube e Tênis Clube Paulista, além dos anos em que pude contribuir aqui no Ipê em outras gestões como diretor.
Como sua experiência poderá contribuir para o avanço do Ipê Clube?
Já venho trabalhando com esse segmento clubístico há algum tempo e eu acredito que a melhor forma de administrar uma instituição com essas características é, ter muita informação para poder tomar as melhores decisões, identificar quais são as melhores práticas e processos para obter resultados mais consistentes, ter uma comunicação eficiente com os diversos públicos com que você se relaciona e, principalmente, conseguir desenvolver um trabalho consistente com a equipe, criando um ambiente que valorize todos profissionais que fazem o clube acontecer.
Qual é o maior desafio que você tem pela frente?
Eu considero este momento de implantação de um novo modelo de gestão um dos mais desafiadores. Isso porque estamos falando de uma transformação de processos-chave da organização, reestruturação de áreas, redefinição de atribuições e responsabilidades, e alinhamento de expectativas para alcançarmos melhores resultados. Este cenário de mudança de uma cultura organizacional vai promover os ajustes que trarão ainda mais segurança para o planejamento de curto, médio e longo prazo. Sinto que há um clima muito favorável com os diversos níveis da organização.
Qual a sua percepção do momento que o Ipê Clube está inserido?
O momento é muito favorável visto que nos últimos anos o clube vem apresentando uma situação financeira bastante equilibrada, o movimento de entrada de sócios é maior do que a saída do quadro associativo e os investimentos na infraestrutura vêm sendo feitos, valorizando cada vez mais o patrimônio do clube. Tudo isso só foi possível graças às gestões bastante assertivas nos últimos anos e todas as pessoas que direta, ou indiretamente, contribuíram para que o clube tivesse alcançado esse patamar.
Como o clube está estruturado atualmente?
Hoje o Ipê tem cerca de 6 mil associados e uma frequência média de 1,8 mil pessoas por dia. Essa demanda aumentou muito nos últimos anos e atualmente oferecemos mais de 60 modalidades esportivas e culturais com mais de 1.300 horários distintos disponíveis em 42 espaços diferentes e aproximadamente 20 mil agendamentos de atividades livres para sócios. Esse movimento todo é atendido por uma equipe com quase 300 colaboradores divididos em áreas operacionais e administrativas. São eles os responsáveis para que tudo isso funcione e vamos fortalecer ainda mais a equipe para aprimorar e expandir nossos serviços e atendimento ao associado. Convido a todos para conhecer um pouco mais de nossa equipe no site do Clube.
Quais são as ações já implementadas e o que ainda há pela frente?
Já conseguimos fazer uma série de mudanças e todas elas estão descritas no Relatório de Indicadores publicado na seção “Diretoria Executiva” do portal. Além disso, é importante relatar um movimento com a criação da área de Recursos Humanos para valorizar e reconhecer o trabalho da nossa equipe de colaboradores. Seja por meio de programas de treinamento, capacitação, gestão de desempenho, comunicação interna aprimorada e um ambiente que promova o bem-estar, o RH atuará proativamente para atrair e reter talentos, garantindo um time motivado, engajado e preparado para atender as demandas que ainda estão por vir.
E o que esperar para os 80 anos do Ipê?
Será um ano de muitas celebrações, eventos temáticos, competições internas e tantas outras iniciativas para comemorar essa importante data para o clube. Mas também será um ano que trará um outro enorme desafio com a construção do tão esperado prédio do estacionamento que trará enormes benefícios aos associados. O projeto está em fase final de aprovação nos órgãos públicos e já está estruturando algumas alternativas de operação logística para atenuar o impacto durante o período de obras.
Equipe de Gestores do Ipê
Almir (Segurança), Daniel (Compras), Dirceu (Superintendência), Sueli (Marketing), Aline (Financeiro), Vilma (Pessoal), Lilian (Ambulatório), Hessine (Manutenção e Obras), Bianca (RH), Rosana (Social/Cultural), Felipe (Esportes), Jailson (Central), Petrúcio (Zeladoria), Marcel (TI) e Emílio (Esportes).