Aprendizagem Musical
A iniciação à música na infância é um presente que se estende por toda a vida, moldando o desenvolvimento da criança de maneiras profundas e duradouras.
A música tem um papel muito importante no desenvolvimento do ser humano, e isso começa desde cedo. A primeira infância é a fase ideal para entrar no mundo da musicalização, já que é nesse período que construímos a base de quem somos. Quando a criança tem contato com a linguagem musical, melhora a concentração, a memória e a noção de ritmo, o que também a ajuda a organizar seus movimentos. “Conforme vai ampliando seu repertório musical, a criança passa a enxergar e se conectar com o mundo de outra forma, desenvolvendo sua identidade cultural e aguçando sua percepção do universo sonoro ao seu redor” coloca Bel Borges, professora de musicalização para crianças no Ipê. Nas aulas de musicalização, tudo isso acontece de forma natural e divertida, por meio do brincar, unindo som, gesto e movimento.
Paula Strano, mãe da Ana de 3 anos, acredita tanto nessa dinâmica que procurou aulas de musicalização quando sua filha ainda tinha 10 meses. “A música sempre fez parte da vida da nossa família e estou muito feliz que minha filha pode fazer essas aulas aqui no clube”. Os benefícios vão muito além do simples prazer de ouvir ou tocar um instrumento, abrangendo áreas cruciais para o crescimento saudável e a formação de um indivíduo completo. A música ativa diversas áreas do cérebro, fortalecendo as conexões neurais e aprimorando habilidades como memória, atenção, raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas. Além disso, essa nova linguagem ajuda no desenvolvimento por meio do ritmo, melodia e letras das canções, facilitando a aquisição de vocabulário, a compreensão da gramática e a alfabetização.
O raciocínio é outro benefício que a musicalização oferece por meio dos padrões e sequências, contribuindo para a lógica matemática e da capacidade de lidar com números e formas. O crescimento emocional obtido com as crianças que têm contato com as formas de musicalização, é outro fator muito valorizado por educadores, psicólogos e pedagogos. A música oferece um canal seguro para a expressão de sentimentos, ajudando a criança e jovens a lidar com emoções como alegria, tristeza, raiva e medo. A Alessandra Collucci, mãe do Matteo que faz aula de guitarra, diz ainda que essa atividade motivou seu filho nas horas livres e ajudou muito na integração social dele. Participar de grupos musicais, como corais ou bandas, também promovem a socialização, o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito às diferenças, fomentando assim a autoconfiança e autoestima, ajudando a seus participantes a superarem desafios e a acreditar em seu potencial.
Tocar um instrumento musical exige coordenação motora fina e grossa, aprimorando a destreza manual, a coordenação entre mãos e olhos e o controle dos movimentos do corpo. Marcio da Silva Furtado é professor de violão, guitarra, contrabaixo e teclado no Ipê, ele acrescenta ainda que a música estimula o ritmo e o movimento, incentivando a criança a explorar seu corpo, a expressar- se através da dança e a desenvolver a consciência corporal. “A música abre um mundo de possibilidades para a imaginação e a criatividade, incentivando a criança a criar suas próprias melodias, letras e interpretações musicais. O contato com diferentes estilos musicais desenvolve o senso estético e a capacidade de apreciar a beleza e a diversidade da arte” complementa Marcio.
Aulas de música oferecidas no Ipê Clube
- Musicalização - Infantil Bel Borges - 4ª feira - a partir de 2 anos
- Bateria e Violão - Ivan Lopes - 3ª e 5ª feira - a partir de 5 anos
- Violão, Guitarra, Baixo e Teclado - Pedro Coronado- 3ª a 6ª feira - a partir de 5 anos
- Violão, Guitarra, Baixo e Teclado - Marcio Furtado - 2ª a 4ª feira - a partir de 5 anos
- Canto - Bel Borges - 4ª feira - a partir de 5 anos
- Canto - Virginia Rietmann - 4ª e 6ª feira - a partir de 5 anos
- Canto - Glaucia Maria - 2ª e 6ª feira - a partir de 5 anos
- Bateria - Lucas Coltri - 4ª e 5ª feira - a partir de 9 anos