Geração Alpha
Os interesses deste grupo e como o clube encara o desafio para entreter crianças e adolescentes.
Geração Alpha
Os interesses deste grupo e como o clube encara o desafio para entreter crianças e adolescentes.
Com aproximadamente 2 mil associados que nasceram a partir de 2010, esse grupo chamado de Geração Alpha representa quase um terço do quadro associativo e demanda uma atenção especial para criar uma conexão duradoura com esse público. A divisão da população em diferentes nomenclaturas por gerações, foi criada por estudiosos de diferentes áreas para facilitar a análise e a compreensão dos comportamentos, valores, atitudes e experiências compartilhados por grupos de pessoas nascidas em períodos específicos. Essa categorização ajuda a identificar padrões comuns para cada geração, que pode ser formada por mudanças sociais e avanços tecnológicos que moldam suas perspectivas e comportamentos. Identificar essas gerações ajuda a entender como esses fatores influenciam a sociedade, aprofunda a pesquisa social pela designação dos diferentes perfis e permite que sociólogos, psicólogos e outros pesquisadores analisem dados sociais, econômicos e culturais de forma mais segmentada, ajudando a identificar tendências e diferenças entre grupos. Geração Alpha.
Os grupos conhecidos como Geração X, Y (também conhecida como Millennials) e Z foram assim denominadas utilizando o alfabeto latino para facilitar a classificação e identificação dos diferentes cortes geracionais. Mais recentemente foi criado um grupo chamado de geração Alpha, formada por pessoas nascidas entre 2010 e 2025. O termo “Geração Alpha” foi escolhido por um pesquisador social australiano para iniciar a utilização do alfabeto grego, em vez de retornar ao alfabeto latino. “Alpha” é a primeira letra do alfabeto grego, simbolizando o início de algo inédito e uma geração que nasceu inteiramente no século XXI, marcando um novo começo.
O Ipê Clube tem aproximadamente 6 mil associados, composto por pessoas de diversas faixas etárias e a Geração Alpha representa cerca de 30% desse contingente, que frequentam as diversas atividades esportivas e culturais, além de vir se divertir e brincar nos eventos promovidos ao longo do ano. Para atender as exigências desse grupo muito representativo para a instituição e estarem preparados para buscar o maior engajamento da turma, os profissionais que trabalham diretamente com esse público, contam que vêm trabalhando muito focados para conquistar o interesse e participação a cada aula. “Esse é um tema que temos pensado e repensado frequentemente, pois a necessidade de criar um vínculo com essa garotada é constante. Nós mudamos a forma de dar o treinamento para tornar o voleibol mais atrativo para as meninas da turma, mudando a dinâmica da aula, trabalhando com exercícios em estações e sempre colocando metas com aumento da dificuldade para estimular a superação”, explica Edson Alves da Silva, Supervisor de Voleibol.
Duas características muito marcantes da geração Alpha podem explicar o comportamento típico das crianças e jovens dessa faixa etária que criou um obstáculo extra para educadores e profissionais que atuam diretamente com eles. A hiperconectividade é uma delas e significa que eles estão sempre online, interagindo com amigos e familiares por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, A outra é a curiosidade, muito motivada pela vontade de aprender coisas novas, e de forma autônoma, nos mais variados universos que estão inseridos para nutrir a sensação de independência. Essa nova realidade impõe a adoção de estratégias bem definidas para obter os resultados esperados de aprendizado e comprometimento. “Falar com o jovem de forma individual, entender seus interesses e habilidades, criar um ambiente inclusivo e sempre trabalhar com estímulos motivacionais. Acredito que ao utilizar essas estratégias podemos criar um vínculo fortalecido com a turma”, explica Maickon Jhons Ferreira Serra, professor de basquetebol.
Diante de todos os esses desafios para compreender o comportamento dessa geração e atender as demandas das crianças e jovens, como também de seus pais, o Ipê tem feito um trabalho intenso para aprimorar as diversas modalidades que oferece para esse público. “Temos que estimular toda a equipe para estarem sempre reciclando seus conhecimentos e métodos de trabalho e estar antenados com as tendências e novidades para poder disponibilizar muitas opções para fortalecer o relacionamento com esses jovens associados”, explica Emílio Marchetti, gestor de esportes do Ipê Clube.
Geração X: Nascidos entre 1965 e 1980 Conhecidos por serem independentes, céticos e resilientes. Cresceram durante uma época de mudanças econômicas e tecnológicas significativas. Valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e tendem a ser mais pragmáticos.
Geração Y (Millennials): Nascidos entre 1981 e 1996 Altamente familiarizados com a tecnologia digital, são conhecidos por serem colaborativos, orientados para a equipe e focados em propósito. Valorizam a flexibilidade no trabalho e a diversidade. Cresceram durante a ascensão da internet e das redes sociais.
Geração Z: Nascidos entre 1997 e 2010 Características: Nativos digitais, nunca conheceram um mundo sem internet. São adaptáveis, empreendedores e têm uma forte consciência social. Valorizam a autenticidade e a transparência. Estão altamente conectados e são influenciados por uma diversidade de culturas e ideias desde muito jovens.
Principais características dos Alphas
- Cresceram rodeados pela tecnologia digital, desde smartphones e tablets até assistentes virtuais e dispositivos inteligentes.
- A forma como aprendem é radicalmente diferente, com uma forte tendência para métodos de ensino interativos e baseados em tecnologia.
- Têm acesso a uma quantidade sem precedentes de informações e estão expostos a diversas culturas e ideias desde muito jovens.
- Demonstram uma maior sensibilidade para questões sociais como a sustentabilidade e a igualdade, influenciados pelos valores dos seus pais millenials.
- Estão habituados a experiências personalizadas, desde o entretenimento até à educação, moldadas pelas suas preferências e comportamentos individuais.