Ô abre alas

A tradição dos carnavais de clube estão de volta ao ipê

A festa mais popular do país é o carnaval e em 2025 vai acontecer nos primeiros dias de março, prometendo muita folia e diversão por todo o país. Nos últimos anos, o carnaval na cidade de São Paulo tomou novas proporções com a popularização dos blocos de rua e o surgimento de inúmeros eventos espalhados pela cidade que acontecem antes e depois dos dias oficiais da celebração. Apenas para se ter uma noção do tamanho destes eventos, em 2024 foram mais de 500 blocos desfilando pelas ruas da capital e um público estimado em cerca de 15 milhões de foliões em 4 finais de semana, mostrando assim a força dessa tradição na cidade.

Com esse movimento crescente de pessoas que optaram por permanecer em São Paulo durante as festividades carnavalescas, também há um resgate dos tradicionais bailes de carnaval nos clubes sociais e os eventos que marcam o final do verão com muito samba, axé, frevo e até a volta das grandes marchinhas de carnaval. Os eventos realizados em clubes são uma tradição que combinam a alegria do carnaval, a energia dos bloquinhos e a diversão em família, tornando-se uma das festas mais esperadas do ano. Diferente do carnaval de rua, os carnavais de clube oferecem uma estrutura mais organizada e segura, ideal para famílias e pessoas que buscam um ambiente mais controlado.

No Ipê Clube, o carnaval sempre teve espaço para os associados, e seus convidados se divertirem à vontade. Desde sua fundação, os bailes eram realizados durante as festividades de Momo e atraíam muita gente querendo pular e brincar durante os quatro dias e quatro noites. O clube seguia a tendência dos carnavais em clubes de São Paulo, oferecendo uma programação à noite para os adultos, desfiles de blocos de associados, competições de fantasia e muito espaço para dançar até o sol raiar. Isso sem falar nas famosas matinês em que os pais traziam seus filhos, todos fantasiados, para se divertirem ao som das marchinhas clássicas como “Mamãe Eu Quero”, “Ei, você aí...” e tantas outras que marcaram época. Para ilustrar esse período que foi tão significativo para o clube, foram resgatadas algumas imagens da galeria do tempo do Ipê, onde é possível relembrar eventos que marcaram várias gerações de Ipeanos e Ipeanas. Os bailes e matinês eram realizados no Salão Botucatu, sempre ao som de música ao vivo e muita animação dos foliões de todas as idades. O desfile dos blocos era outra tradição muito forte do Ipê, tendo os associados como protagonistas de uma competição muito saudável, mas ao mesmo tempo acirradíssima para ver quem tinha a melhor fantasia, os grupos com mais participantes e mais animados. Os associados mais antigos lembram dessa época com muita saudade e fazem questão de dizer que os carnavais do Ipê eram os melhores da cidade. Sandra Freitas é associada desde pequena no Ipê, relembra que nos anos 50 vinha com os pais nas matinês de carnaval no clube. Nos anos 60, não perdia as festas com as amigas. Já nos anos 70 fazia suas fantasias e vinha dançar acompanhada do namorado João com quem se casou, e nos anos 80 faziam parte do Bloco Vai de Leve, que junto com outros Blocos como o Nuvem Passageira, aproveita vam as quatro noites de folia com o concurso de Blocos de Carnaval do Ipê.

Com o passar do tempo, os bailes de carnaval para o público adulto nos clubes começaram a perder espaço para outras formas de celebração, mas as matinês das crianças seguiram firmes e fortes aos domingos, atraindo as crianças e seus pais para uma tarde sempre muito animada. O espaço utilizado passou a ser o Salão Nobre e a média de público sempre superou a marca de mil pessoas ou mais que isso. A música ao vivo ainda esteve presente nos eventos, mas a presença de DJ, tocando as músicas do momento, ganhou muito espaço para animar pais e filhos sempre caracterizados e fantasiados para deixar a festa sempre muito colorida e animada.

Nos últimos anos, no entanto, os organizadores do departamento social perceberam que haveria espaço para retomar eventos voltados para o público adulto, especialmente depois da pandemia. E essa confirmação veio no Vem pra Folia, festa à fantasia realizada uma semana antes do carnaval agora em 2024. Com a presença do Sexteto Glória, tocando músicas icônicas de carnavais de todos os tempos, os associados compareceram caracterizados e com muita vontade brincar um carnaval como nos bons tempos. O sucesso do evento já fez com que a preparação para essa reedição em 2025 seja ainda mais animada. Já no início do ano, a equipe do clube avisou que vai divulgar a programação completa das festividades carnavalescas e promete boas novidades para esse ano.

Compartilhe