Governança no Ipê
O modelo adotado pelo clube já vem trazendo resultados positivos.
Os clubes, assim como as empresas, organizações sociais e órgãos governamentais, constituem um corpo executivo para gerir sua operação e administrar os recursos disponíveis que vão garantir sua sustentabilidade e solidez na área onde atuam. Esse grupo de pessoas, que no caso das agremiações esportivas e recreativas como o Ipê, é formado associados voluntários que assumem a responsabilidade para definir toda a estratégia de atuação nas diversas diretorias, enquanto a equipe de profissionais dos departamentos operacionais e administrativos atuam para o funcionamento do clube e execução do plano de ação traçado a cada ano. Outra característica muito peculiar de instituições associativas é que o presidente e vice-presidente são eleitos para mandatos que vão de 2 a 4 anos, e que por sua vez formam sua diretoria para auxiliar nessa tarefa de que é comandar o clube durante esse período.
Essa configuração de modelo de gestão requer que todos os processos sejam bem estruturados para garantir que essas instituições funcionem de maneira eficiente, transparente e justa, beneficiando todos os seus membros e assegurando sua sustentabilidade a longo prazo. E é sob essa premissa que se impõe a implementação da governança corporativa, que nada mais é do que implementar esses métodos de gestão com controle operacional, processos bem definidos de tarefas e transparência para que todos os envolvidos tenham conhecimento de que seus recursos estão sendo bem geridos. A governança corporativa também ajuda a criar um ambiente de respeito às regras, o que gera confiança nos associados e partes interessadas no negócio. O Departamento Financeiro desempenha um papel central na governança e sustentabilidade financeira de um clube ao monitorar e apoiar a regularização dos demais departamentos. Suas responsabilidades incluem o apoio na regularização de processos e colabora com os departamentos para regularizar e organizar processos financeiros, desde o uso adequado de verbas até a conformidade. Dentre os diversos assuntos que foram objeto de melhoria, destacamos:
- Transparência na Prestação de Contas: A responsabilidade pelo compromisso com a transparência inclui a prestação de contas periódica aos órgãos de governança, detalhando a situação financeira e patrimonial do Clube. Isso é fundamental para a confiança e o engajamento dos gestores do clube.
- Conformidade Legal e Tributária: Garantir que o clube esteja em conformidade com todas as obrigações legais e fiscais, incluindo o pagamento de tributos e cumprimento das normas vigentes, evitando assim possíveis penalidades e promovendo a integridade da instituição
- Gestão das Receitas e Despesas: Administrar e registrar todas as entradas e saídas de recursos, como mensalidades, taxas, patrocínios e pagamentos em geral. O objetivo é manter o fluxo de caixa equilibrado e suficiente para cobrir os custos operacionais e investimentos em infraestrutura e atividades do clube, mantendo um equilíbrio das Contas e cumprindo com o Orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo.
- Atendimento Caixa: Atender os associados para recebimentos para acordos, parcelamentos, pagamentos com cartão de débito, crédito e dinheiro, entre outros serviços financeiros para conveniência dos associados.
- Controle de Inadimplência: Monitorar e implementar ações para reduzir a inadimplência entre os associados. Isso envolve desde a comunicação amigável e informativa até a possibilidade de acordos e parcelamentos para facilitar a regularização de débitos. Bem como, aplicação das regras estatuárias de exclusão e retomada dos títulos. Também é importante lembrar que a sustentabilidade financeira do clube depende do pagamento em dia das mensalidades e taxas associadas. O clube está comprometido com ações que incentivam a regularização de débitos, facilitando o processo para os associados e assegurando que todos possam aproveitar as estruturas e benefícios.
- Mudança do provedor financeiro: Vantagens e praticidade para os Associados
A parceria com o Bradesco, um dos maiores Bancos do País, busca proporcionar mais flexibilidade, redução de custos ao Clube e benefícios aos nossos colaboradores e aos associados. Uma dessas vantagens foi a mudança do caixa eletrônico para o Banco24Horas, oferecendo uma rede mais ampla e acessível aos associados, permitindo a realização de saques, depósitos e outras operações bancárias, possibilitando o acesso a serviços financeiros mesmo fora do horário bancário.
- Maior Visibilidade Facilitar o acesso às informações e aumentar a confiança.
- Melhoria na Tomada de Decisões Processos claros e estruturados ajudam na tomada de decisões estratégicas
- Redução de Conflitos Regras claras e mecanismos de resolução de conflitos ajudam a evitar disputas e falhas na comunicação.