A voz do associado
O plano de ação após análise dos resultados da pesquisa.
A Diretoria Executiva do Ipê Clube tem um plano de ação aprovado para 2023 que já previa uma série de iniciativas para aprimorar os eventos esportivos, culturais e sociais no clube, avançar na manutenção dos espaços, investir na infraestrutura de áreas estratégicas, treinar e motivar a equipe de colaboradores, informatizar diversos serviços internos e atualizar as ferramentas de comunicação com o associado.
Depois da divulgação dos resultados da pesquisa de satisfação realizada no início de fevereiro e analisadas todas as informações, críticas e comentários, cada departamento do clube revisou seu plano para 2023 e elencou uma lista de iniciativas que serão implementadas no curto e médio prazo, justamente para atender às diversas demandas apontadas no relatório da pesquisa. Vejam abaixo o que cada departamento elencou como suas prioridades para implementação no clube.
ESPORTES E FITNESS
- Alteração do regulamento passando de 50% para 75% de frequência mínima nas aulas para todas as atividades com lista de espera.
- Abertura de novas turmas de judô (40 vagas), ballet (15 vagas) , patinação (20 vagas) e goleiro de futsal.
- Readequação de horários para abertura de novas turmas de natação (30 vagas), voleibol de base (20 vagas), seleção e escolinha de futebol e futsal (40 vagas).
- Transformação de 24 turmas de aulas individuais de tênis para aulas em grupo (72 vagas).
- Promoção de profissionais das áreas de futebol/futsal; voleibol de quadra; academia e fitness; escola de esportes e ginástica artística como supervisores da modalidade esportiva com objetivo de organizar o planejamento da modalidade e promover alterações com mais agilidade;.
- Contratação de coordenador(a) de esportes de raquetes que terá sob sua responsabilidade: tênis, beach tennis, tamboréu, tênis de mesa e squash.
- Criação da turma de treinamento infantil de tênis para atender 24 atletas com a consequente abertura de vagas para turmas de bola verde e teens, pois estes alunos terão que abrir mão destas vagas para fazer parte do treinamento.
- Avaliação dos alunos de todas as turmas de tênis baby e kids para mudança de nível e consequente readequação de vagas.
- Avaliação dos associados de beach tennis em lista de espera.
- Implantação de aulas particulares de pilates pelo app do clube em horários ociosos (20 vagas por semana).
- Implantação de aulas particulares de beach tennis pelo app do clube (20 vagas por semana).
- Readequação de horários de ginástica artística para aumentar número de vagas em razão da infraestrutura do novo ginásio.
- Criação de nova turma de escola de esportes para o período da manhã.
- Criação de turmas de natação para crianças uma vez por semana às 2ª feiras.
- Aulas particulares de tênis por agendamento na quadra “A” de Tamboréu.
- Criação de novas turmas de tênis baby e kids às 3ª e 5ª pela manhã e das 14h00 às 16h00 na quadra “B” de tamboréu.
- Criação de curso 3x3 de basquete no paredão para crianças e adolescentes.
- Criação de turmas de futebol Society para meninos e meninas de 5 a 11 anos aos sábados pela manhã.
- Criação de turma de treinamento de goleiros aos sábados pela manhã.
- Remodelação da sala de jogos com função de atender Projeto Ipê e psicomotricidade.
- Transferência das atividades de pilates em suspensão para sala do Projeto Ipê (antiga sala de jogos) e liberar assim 4ª e 6ª pela manhã para aulas de boxe, muay thai e taekwondo.
- Criação dos cursos de boxe e muay thai (condicionamento físico) e taekwondo na sala de artes marciais pela manhã e na sala 4 no horário até 16h15.
- Criação de turmas de cross kids (10 a 14 anos) na sala 4 no horário até 16h15.
- Criação de cursos com data de início e fim como: iniciação de trampolim acrobático, circo, lira e tecido, dentre outros.
- Criação de novas turmas de futevôlei de 2ª feira às 08h00, 4ª feiras às 07h00 e 08h00 e turmas de 3ª e 5ª feira às 07h00 e 08h00.
EVENTOS SOCIAIS
- Reestruturar o evento mais importante do clube (Festa Junina) com o objetivo de atender com agilidade o público, variedade de opções, qualidade dos produtos e serviços e segurança todos os associados e convidados. Neste plano vamos rever a infraestrutura de atendimento nas barracas, espaços para acomodação das pessoas, limitação do número de convidados, atrações para adultos e crianças, variedade nas opções gastronômicas e sistema de pagamento mais ágil e prático.
- Manter o modelo adotado na BEER FEST que agradou os presentes em 2022, trazendo atrações que atendam à demanda dos associados.
- Retomar a organização de eventos de menor porte e mais frequentes para os associados nos restaurantes e bares do clube com festas temáticas, encontros sociais, apresentações de artistas etc.
- Produzir ao menos um show musical no ano com nomes de projeção nacional, no mesmo formato feito no show do FREJAT no ano passado.
- Investir na organização de ações em datas comemorativas como Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
CULTURAL
- Reestruturar e ampliar a divulgação dos eventos culturais, oficinas e cursos oferecidos.
- Reforma do Centro Cultural Ipê, com uma nova sala para apresentações teatrais e artísticas e sala de cinema.
- Melhorias estruturais do auditório Geraldo Vianna (Hall Social) para a realização de eventos, palestras e sessão pipoca para as crianças.
- Aumentar a programação de contação de histórias e oficinas culturais e exposições.
- Promover a apresentação de artistas e peças teatrais.
- Criação de um novo grupo para o Clube do Livro.
- Manter a produção de eventos internos com os integrantes do Teatro Ipê, alunos de Teatro Infantil e Encontros Musicais com alunos de música.
COMUNICAÇÃO E MARKETING
- Atualização gráfica e estrutural do Site Institucional e Aplicativo (plataforma de relacionamento com o associado) para dar mais dinamismo e trazer mais facilidades aos usuários.
- Reformulação da política de divulgação dos eventos internos e produção de conteúdo para dar mais visibilidade às atividades do clube.
- Ampliar o escopo de divulgação e quantidade de TVs internas.
- Melhorar a sinalização interna do clube e Jornal Mural dos departamentos.
- Reeditar ações de comunicação que promovam o engajamento dos associados por meio das redes sociais e atividades internas.
- Reformar o espaço parceiros para abrir espaço para exposição e venda de produtos de interesse dos associados.
- Desenvolver ações com potenciais patrocinadores para apoiar eventos internos em datas comemorativas.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
- Monitoramento ativo da rede WI-FI do clube verificando pontos a serem cobertos.
- Monitoramento ativo da qualidade do link provido atualmente pela Vivo no sentido de garantir a qualidade do serviço contratado.
- Programas de garantia de comunicação em relação à utilização da rede WI-FI por parte dos associados iniciando por um plantão para atendimento personalizado ao associado.
- Implementação contínua de processos de automação de atividades incluindo catracas com os mesmos métodos de reconhecimento utilizados atualmente na entrada para atividades como Academia, Sauna, Fisioterapia, etc.
- Criação e melhoria da infraestrutura de rede para atendimento tanto por parte dos associados como também dos Concessionários do clube.
- Automação de processos visando a agilidade por parte dos associados eliminando, ou minimizando, a necessidade de comparecimento presencial à Central de Atendimentos. Como exemplo inicial podemos citar a assinatura eletrônica para utilização das Churrasqueiras. Outros processos também serão estudados para viabilizar sua implementação e agilizar o atendimento aos associados.
OBRAS E MANUTENÇÃO
- Entrega da reforma do Ginásio 2 e Ginástica Artística completamente reformados e equipados.
- Solicitação de avaliação das condições fitossanitário do complexo arbóreo do clube.
- Readequação do gradil do campo futebol society devido à queda de árvore de grande porte.
- Continuidade no projeto para revitalização (retrofit) de diversas áreas no clube, que consiste em promover uma atualização do espaço para melhor aproveitamento, usabilidade e apresentação. As áreas que sofrerão uma intervenção são: parquinho infantil (com a construção de banheiro família), churrasqueiras, sala do teatro, sala parceiros, sauna feminina, quadra de futevôlei, paredão de tênis e mega dreno nas imediações da calçada do Bar do Paulão.
- Juntamente com os projetos de retrofit, alguns novos espaços serão criados para atender às demandas dos associados e melhorar a dinâmica de trabalho do clube. São eles: sala do Clube Office (coworking), loja de conveniência e salas dos departamentos administrativos.
- Intervenção arquitetônica, estrutural e operacional no Bar do Paulão e Forma Gourmet para melhorar a infraestrutura de acomodação e atendimento aos associados. Nessa obra também será feito o complemento do piso
- Desenvolvimento de projeto para nova operação do estacionamento do clube com intervenção estrutural e serviços para ampliar o número de vagas disponíveis.
- Início de reforma dos vestiários e banheiros do Ginásio 1 e Hall Social.
- Instalação de sistema para aquecimento da piscina externa.
- Continuidade no projeto de substituição da iluminação atual para lâmpadas LED em áreas comuns.
- Reparos sub aquáticos da Piscina Aquecida.
- Manutenção anual cabines primarias.
- Inspeção e reforma do telhado do Ginásio 1.
- Manutenções preventivas e corretivas nos sistemas de aquecimento dos chuveiros, elevadores, sistemas elétricos de baixa tensão, instalações hidráulicas, sistema de combate a incêndio do clube e climatização.
HIGIENE E LIMPEZA
- Realizar treinamento em parceria com alguns fornecedores para uso de seus produtos e equipamentos disponíveis no clube, bem como a capacitação dos colaboradores e adoção de medidas para promover a motivação e comprometimento da equipe.
- Criar uma rotina de trabalho para acompanhamento e monitoramento das tarefas diárias da equipe, promovendo também reuniões periódicas para planejamento das ações pontuais.
- Implantação e prática de separação do lixo orgânico e reciclável para fazer a destinação correta dos resíduos para coleta.
- Criar processo para acompanhamento da limpeza em pontos estratégicos e de maior circulação de associados que corrigir eventuais falhas e implementar as devidas correções.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
- Desenvolver novos canais de atendimento com a utilização de ferramentas digitais de comunicação com o associado.
- Disponibilizar novas funcionalidades no aplicativo do clube para dar mais autonomia aos associados na inscrição e cancelamento das atividades, locação de espaços e alteração de dados cadastrais.
- Implantar o reembolso de eventuais créditos devidos diretamente no boleto do associado.
- Dar mais transparência na movimentação das listas de espera com a visualização pelo aplicativo do clube das atividades que está inscrito e sua respectiva posição.
- Agilizar o atendimento das demandas enviadas por e-mail.
- Melhorar a comunicação com os departamentos do clube para harmonizar as informações que são passadas aos associados.
- Ampliação da equipe de atendimento ao associado.
- Implantação do serviço de reclamações ou denúncias anônimas para questões sensíveis.
- Criar um novo canal no aplicativo do clube com perguntas frequentes e informações úteis sobre as atividades do clube, seus horários e taxas de inscrição.
SAÚDE E SANITARISMO
- Campanha de vacinação anual contra gripe.
- Campanha de verificação de diabete e hipertensão arterial.
- Atualização e renovação das medicações e acessórios de saúde do ambulatório.
- Atualização no treinamento de colaboradores a cada 3 meses.
- Atualização do time de enfermagem no atendimento de emergência a cada 3 meses.
- Calibração dos DEAs a cada 6 meses e baterias a cada mês.
- Dedetização a cada 3 meses em todo clube.
- Palestras de orientação a higiene e saúde.
- Implantação de um kit de emergência no ginásio 1.
- Vistorias nos concessionários (restaurante, lanchonete e bares) a cada 2 meses.
- Aumento do nosso quadro de colaborador por meio de contratação de uma enfermeira.
CONCESSIONÁRIOS
- Inauguração do SPA IPÊ administrado por um novo concessionário (Supéria – SPA, Bem Estar e Beleza) que vai oferecer uma série de serviços como massagem, limpeza de pele, tratamentos de beleza, entre outros.
- Contratação de empresa especializada em consultoria para auxiliar na melhoria de qualidade das operações de Alimentos e Bebidas, por meio de auditorias técnicas aplicadas em estabelecimentos alimentícios em conformidade com as leis sanitárias vigentes;
- Revisão dos cardápios de cada concessionário;
- Compra de equipamentos visando melhorar a qualidade de atendimento e velocidade no atendimento aos associados;
- Treinamento para os concessionários na utilização e manutenção dos novos equipamentos que serão comprados;
- Intervenção arquitetônica e operacional no Bar do Paulão e Forma Gourmet conforme apontado em Obras e Manutenção.
- Abertura do restaurante Caluma no período da noite, de terça a sexta-feira, trazendo novas opções de cardápio que ainda não são oferecidas no clube;
- Abertura do Forma Gourmet durante o horário de almoço oferecendo uma opção diferente de comida por quilo aos associados;
- Reunião com todos os concessionários mostrando o resultado da pesquisa e buscando alternativas para melhoria do serviço prestado;
- Projeto para implantação de nova operação no estacionamento e intervenção na infraestrutura para aumentar o número de vagas.
- Estudo para ampliar o horário de atendimento do Salão de beleza para atender à demanda de associados que vêm ao clube à noite.