Título Patrimonial

Aprovados novos valores a partir de 01/06/2022

O Título Patrimonial de um clube associativo é um bem que uma pessoa pode adquirir, para si próprio e seus familiares, para que todos tenham um lugar para realizar atividades físicas e culturais oferecidas pela instituição, aproveitar as quadras, campos e piscinas para praticar seu esporte favorito e compartilhar do convívio social em momentos de lazer com amigos que frequentam o mesmo espaço. O título é o passaporte para que os associados possam utilizar os serviços criados para atender as mais diversas demandas dentro de sua área de atuação e usufruir da infraestrutura construída para receber bem seu público cativo.

O Ipê Clube completou 76 anos de existência, e durante todo esse tempo foi aprimorando o atendimento aos associados e investiu muito para ter espaços adequados para a prática esportiva, criou uma gama de atividades para atender associados de todas as idades e capacitou uma equipe de colaboradores para atender bem seus frequentadores e administrar a instituição juntamente com a Diretoria Executiva e o apoio do Conselho Deliberativo, ambos formados por associados voluntários que dedicam um pouco de seu tempo para garantir a sustentabilidade do clube.

Mesmo com todo esse investimento que vem sendo realizado ao longo desse tempo todo, o título patrimonial foi perdendo o valor que tinha há cerca de 25 ou 30 anos e foram inúmeras as iniciativas, que não vem ao caso nesse momento, as responsáveis para que esse valor caísse tanto de patamar. Apenas a título de curiosidade, o Ipê é o clube que tem seu título patrimonial com um dos valores mais baixos da cidade de São Paulo, se comparado a agremiações semelhantes em número de sócios e infraestrutura. Se a localização privilegiada do Ipê fosse incorporada nessa conta, o valor seria ainda mais defasado.

Nos últimos anos houve um movimento de revalorização do título e desde o ano passado a diretoria vinha demandando ao conselho uma majoração do título e taxa de transferência, que finalmente foi aprovada na última reunião do dia 18 de abril de 2022. No link colocado no final deste texto, os associados poderão ver o ofício que o conselho deliberou essa aprovação e apresenta os novos valores que serão praticados a partir de 01 de junho de 2022.

Atualmente o Ipê Clube encontra-se numa situação de bastante equilíbrio financeiro em suas contas ordinárias, possui um valor significativo em suas contas patrimoniais, permitindo assim que siga investindo na melhoria da infraestrutura ao associado. O momento de instabilidade enfrentada durante a pandemia também foi equacionado com um balanço positivo de crescimento de entrada de novos sócios e retração na saída do quadro associativo. O clube alcançou esse patamar de estabilidade em suas contas e está bem próximo de atingir um número de frequentadores que seja capaz de atender com qualidade. Por esses motivos que foi levado adiante a proposta de majoração do título e taxa de transferência, o que trará diversos benefícios aos ipeanos, além de valorizar o patrimônio que cada um adquiriu quando ingressou na instituição.

O material está disponível apenas no Portal dos Associados (acesso exclusivo) na Pasta Documentos da Diretoria. Para acessar, clique no link abaixo.

Ofício Conselho Deliberativo Título Patrimonial (clique aqui).

Compartilhe