Jubileu de Brilhante

A história e o momento atual do Ipê Clube.

A data de fundação oficial do Ipê Clube é 29 de janeiro de 1946, ocasião em que foi celebrada a primeira reunião dos fundadores e redigida a primeira ata, na qual ficou oficializado o nome escolhido para essa nova instituição, escolha inspirada pela existência de diversas árvores de Ipê na região. Mas na verdade, essa história começa bem antes disso, quando um grupo de associados do EC Banespa decidiu criar uma agremiação que atendesse seus interesses e fosse localizada numa região mais central de São Paulo. Essa história, com mais alguns detalhes, está disponível no site do clube. Para ler, clique aqui

Nesses 75 anos de existência, aquele pequeno clube, criado ali na antiga Rua do Tanque pela iniciativa de uns jogadores de pelota*, cresceu, se modernizou e atraiu muitos associados durante todo esse período, por sua localização privilegiada, uma infraestrutura em constante atualização, seu espaço para a prática esportiva e realização de muitos eventos sociais e culturais. Atualmente o Ipê oferece a seus associados, além das modalidades tradicionais como futebol, vôlei, basquete, tênis, natação, ballet, judô, tênis de mesa, sinuca, hidroginástica e ginástica artística, oferece também diversas outras atividades como tamboréu, squash, pilates, spinning, jiu-jitsu, ginástica funcional, treinos de corrida, academia completa, patinação, futevôlei, vôlei de areia, beach tennis, entre outros. Na área cultural as opções são aulas de canto, violão, guitarra, teclado, bateria, teatro infantil, teatro adulto e o Coral do Ipê que tem atraído cada vez mais apaixonados por música. Outro destaque do clube são seus eventos sociais, como a Festa Junina, Bailes de Carnaval, Festa do Chopp e da Cerveja, shows com grandes atrações e muitas festas temáticas, que além de entreter o associado, serve como uma excelente divulgação do clube na cidade de São Paulo.

*O jogo de Pelota é praticado com uma bolinha de borracha em um paredão com três lados entre dois jogadores.   

O quadro associativo hoje possui aproximadamente 5 mil associados, na sua maioria formada por famílias compostas por 1 e 2 filhos e que têm o clube como um espaço ideal para praticar seu esporte favorito, iniciar os filhos nas diversas modalidades esportivas e desfrutar de momentos de lazer nas piscinas, solário, praças de eventos, bares e restaurante. O perfil do associado durante toda essa trajetória sempre foi formado com essa característica familiar e isso fez com que o vínculo das pessoas fosse muito grande com o clube. Cerca de 20% dos associados têm mais de 30, 40, 50 anos ou mais, que frequentam regularmente o Ipê, e dentro desse perfil existem muitas histórias de pessoas que praticamente já nasceram ipeanos, cresceram no clube e hoje em dia vivem a mesma história com seus filhos no dia a dia no clube. Algumas dessas pessoas estão no vídeo comemorativo do Jubileu de Brilhante do Ipê e tantas outras ainda vão compartilhar seus relatos nas redes sociais do clube. Clique aqui para assistir.

Se por um lado é possível encontrar esse contingente que têm no clube uma parte significativa de suas histórias, na outra ponta existem muitos novos associados que chegaram ao Ipê recentemente, cerca de 30% do quadro atual, e já demonstram seu apreço pelo espaço que encontraram aqui, tendo de alguma forma manifestado seu interesse em construir uma longa história de relacionamento com o clube nas diversas iniciativas interativas que são promovidas nas redes sociais do clube.

Esses fatores juntos, trazem uma perspectiva promissora para os próximos anos, conforme projetado pela diretoria executiva, recém empossada para o biênio 2021/2022 (Leia aqui a carta do Presidente), e analisado à luz do momento dos resulados alcaçados na gestão durante a  pandemia, que colocou em risco um enorme número de instituições e clubes associativos como o Ipê. O clube, depois dos últimos meses e todo aprendizado durante a crise, conseguiu administrar a evasão provocada pelo seu fechamento temporário e no momento observa um crescimento do número de pessoas interessadas em fazer parte do quadro associativo. A administração das despesas e receitas foi equacionada com um resultado muito positivo no final de 2020 e os planos de investimentos serão retomados para dar continuidade à evolução do seu patrimônio e relacionamento com os associados. Tudo isso já refletiu nos resultados da pesquisa de opinião realizada com todos os associados (clique aqui para ver o relatório final no Portal do Associado), na qual o clube apresentou uma evolução frente ao ano anterior, sob o ponto de vista de seus frequentadores e obteve inúmeras sugestões e comentários que ajudarão a diretoria aprimorar ainda mais os serviços oferecidos. 

O cenário nesse início do ano ainda é preocupante por conta da segunda onda de contaminação pelo Coronavírus e por causa disso o evento previsto para celebrar o aniversário do clube foi adiado para um momento em que não haja tantas restrições para comemorações dessa natureza. Para esse dia especial, e respeitando os protocolos de segurança, haverá uma decoração alusiva a essa data, o lançamento do vídeo do Jubileu de Brilhante e a distribuição de um bolinho aos associados que forem ao clube.

Compartilhe