Boas práticas de agendamento

Iniciativa é aprovada pelos associados e as regras precisam ser cumpridas por todos.

O processo de reabertura dos clubes na cidade de São Paulo está sendo gradual e seguindo uma série de protocolos estabelecidos pelas autoridades para garantir a segurança dos usuários. Uma das medidas obrigatórias nessa etapa de liberação de práticas esportivas é o controle de acesso na atividade por meio de agendamento prévio feito nas plataformas de relacionamento com os associados. Essa regra visa restringir o número de pessoas no espaço e evitar qualquer tipo aglomeração, seja prática da modalidade em si ou das pessoas à espera realizar seu exercício.

O Ipê Clube, que vem seguindo todos os protocolos recomendados desde de sua reabertura no dia 07/07/2020, desenvolveu uma agenda virtual dentro do aplicativo (também disponível pelo Portal do Associado) com o objetivo de garantir o cumprimento do protocolo, facilitar esse processo para os usuários e democratizar o acesso de todos na marcação do horário mais conveniente usufruir da infraestrutura que o clube oferece. Nesses primeiros 15 dias de volta às atividades, a Diretoria tem recebido diversas manifestações de apoio à essa iniciativa, elogios sobre a praticidade de seu uso e sugestões para melhoria de alguns aspectos que eventualmente não funcionam corretamente. Por outro lado, é importante pontuar que foram relatadas algumas ocorrências de mal uso do recurso de agendamento e pessoas que encontraram alguma maneira de burlar as regras. Isso tem acontecido especificamente nas modalidades que não há controle de acesso pela equipe de colaboradores (na academia e natação é feito controle na entrada) e essa dinâmica do uso do espaço, e horários, é feita pelos próprios jogadores. São casos pontuais, mas que denotam de uma conduta não adequada, e pouco empática, no convívio em uma comunidade. Para ilustrar essa afirmação, é possível citar, por exemplo, pessoas que fazem agendamento em nome de outras pessoas ou familiares para estender o tempo de uso ou pessoas que não fazem o agendamento e comparecem no local para jogar aumentando o número permitido de participantes na quadra ou também pessoas que agendam uma quadra para outra atividade recreativa que não a modalidade específica.

Os protocolos das atividades foram definidos depois de um longo trabalho do Departamento de Esportes, seguindo as orientações das autoridades, e as regras e recomendações do agendamento foram criadas em comum acordo com representantes das modalidades. Ambos precisam ser seguidos à risca para evitar qualquer tipo de constrangimento ou punição pela comissão de disciplina do clube.  A Diretoria de Esportes está aberta a receber sugestões de melhoria ou ajustes necessários para o bom funcionamento deste serviço que foi criado por conta do protocolo, mas que será mantido pela excelente avaliação que vem recebendo da maioria dos associados.

PROTOCOLOS E REGRAS DAS ATIVIDADES

Compartilhe