Comunicado Sobre a Equipe de Colaboradores

Confira

Caros associados,

Como é de conhecimento de todos, foi APROVADO o Plano de Emergência apresentado pela Diretoria Executiva, assessorada pelo Comitê de Gestão da Crise Coronavírus, na reunião extraordinária do Conselho Deliberativo realizada em 22/04/2020. Dentre diversas ações previstas, ficou estabelecido que haverá um excelente desconto na taxa de manutenção no mês de maio. A medida foi muito bem avaliada pelos associados que se manifestaram a seu respeito. Os boletos já foram emitidos e encaminhados aos associados.

Essa iniciativa tem como objetivo preservar ao máximo os empregos dos nossos colaboradores, minimizar a inadimplência e evitar a saída de associados de nosso quadro associativo. Para isso estão sendo implementadas uma série de ações paralelas visando redução dos custos fixos de manutenção da estrutura, suspenção de obras não emergenciais, cancelamento de diversos eventos programados, redução de despesas ao mínimo necessário para funcionamento do clube, renegociação com fornecedores e redução dos valores de mão de obras de terceiros. Por fim, serão aplicadas as medidas legais estabelecidas pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda de contrato de trabalho que tratam a MP - Medida Provisória 936/2020, para adequação da folha de pagamento dos nossos colaboradores. Com isso, enquanto o clube permanecer fechado, iremos manter a equipe mínima necessária que seja compatível com as necessidades de preservação da estrutura e funcionamento de tarefas essenciais do clube, ao menor custo possível, e manter o vínculo empregatício com seus colaboradores preservando seus empregos durante esse período para o momento que o clube tenha permissão para reabrir as suas portas para os associados. São elas:

Suspensão Temporária do Contrato

A partir de maio, cerca de 90% dos colaboradores do Ipê terão seus contratos de trabalho suspensos pelo prazo de 02 meses, maio e junho de 2020, conforme previsto na legislação em vigor e acordado em convenção coletiva com o sindicato da categoria. Para essas pessoas será mantido pelo clube, como ajuda compensatória, o pagamento de 30% do seu salário, sendo mantidos seus benefícios (vale alimentação e plano de saúde) e o governo depositará o pagamento de parcela do seguro desemprego diretamente na conta do trabalhador.

Redução Proporcional de Jornada e Salário

A partir de maio, o restante da equipe (10%) terá redução de sua jornada de trabalho e salários em 25%, 50% e 70%, de acordo com a necessidade de cada departamento. Neste caso, a jornada e rendimentos serão reduzidos e será mantido o seu salário hora. Para essas pessoas também, todos os benefícios serão mantidos ( vale alimentação, vale transporte e plano de saúde) e o governo pagará uma proporção do seguro desemprego equivalente ao percentual de redução diretamente na conta do trabalhador.

Dispensa de Colaboradores

Infelizmente, dentro do plano apresentado pelo Comitê de Crise e aprovado pelo Conselho, fez-se necessário uma restruturação da equipe com a demissão de 22 colaboradores, diante dos cenários de retorno às atividades. É certo que, qualquer que seja o cenário projetado (reabertura total ou parcial), o padrão de frequência do clube será bem diferente do que era antes da pandemia. Esse retorno à normalidade será gradual, e está prevista uma queda na receita por conta de diminuição de atividades regulares e eventuais saída de associados do quadro do clube. Por esse motivo que um novo orçamento para o segundo semestre 2020 está sendo elaborado, já prevendo a necessidade de reduções significativas nos investimentos, despesas fixas e despesas variáveis.

A Diretoria