Festa Junina 2022

Resultado da pesquisa de opinião mostra pontos que precisam ser aprimorados em próximos eventos.

No último dia 11 de junho foi realizada a tradicional Festa Junina no Ipê Clube depois de três longos anos de espera em decorrência dos seguidos cancelamentos por causa da pandemia da COVID19. Em 2019, última edição da festa no clube, o evento teve um grande público e já foi realizado em apenas um sábado no mês junho. Naquela ocasião, assim como foi feito neste ano, realizamos uma pesquisa de opinião para obter uma avaliação dos participantes quanto ao serviço oferecido pelas barracas, a dinâmica das brincadeiras para crianças, o atendimento nos caixas e sobre as novidades implementadas naquela festa. O resultado da pesquisa nos mostrou uma avaliação positiva em vários aspectos, mas foram apontadas várias críticas e sugestões para que fossem promovidas algumas mudanças, dentre elas a forma de aquisição dos produtos e serviços, que era feito com compra de “Dinheiro da festa” nos caixas.

Para 2022, o Departamento de Comunicação e Eventos, do qual estou à frente, juntamente com a equipe de manutenção e obras, do administrativo, higiene e limpeza e Central de Atendimento, preparou o espaço da Festa Junina na Praça Central e demais pontos para receber as pessoas que estavam ansiosas por essa tradicional festa para associados e seus convidados. A área destinada foi semelhante a 2019 assim como a estrutura de barracas, pontos de venda para atendimento ao público e o número de caixas. A grande novidade neste ano ficou por conta da implementação de um novo sistema de pagamento por meio de cartões recarregáveis.

A expectativa da presença de público no evento era grande e o planejamento foi feito para a presença de sócios e convidados em número semelhante a 2019, que já havia sido o maior dos últimos anos. No entanto, esse número superou significativamente nossas previsões, dado o grande anseio de todos pela volta da festa mais popular do clube, e reuniu mais de 4.600 pessoas durante as cerca de 10 horas de evento. Importante frisar que esse número é composto por sócios e convidados dos sócios em proporção semelhante.

Resumidamente falando, esse contingente acima do que havia sido previsto, aliado à implantação de um novo sistema de pagamento e a infraestrutura insuficiente para dividir o atendimento do público em mais barracas de alimentação e brincadeiras, provocou muitas filas e, consequentemente, havia uma demora maior para que as pessoas pudessem se divertir ou se servir nas barracas. Isso, obviamente, deixou grande parte do público insatisfeito, e com razão, pois não puderam aproveitar o evento da forma como gostariam. Por outro lado, mesmo enfrantando toda essa espera na fila dos caixas e nas barracas, as vendas de alimentos e bebidas (em unidades) foi bem superior a 2019 e as barracas de brincadeiras quase que dobrou o número de atendimentos em comparação há três anos. 

Neste estudo realizado para obter a avaliação dos associados, além das notas conferidas nos diversos quesitos, são apontados diversos outros aspectos nas manifestações espontâneas dos participantes que nos chamam a atenção, e todos esses pontos serão minuciosamente estudados para que sejam corrigidas eventuais falhas, aprimorados processos que não se mostraram eficazes, redimensionado o espaço e infraestrutura utilizados na festa, incrementado o número barracas e assim por diante. Apesar de haver muitas coisas a serem levadas em consideração em eventos futuros, pontuadas em mensagens duras, bem críticas e batendo muito nas filas e demora, é preciso ressaltar que há também pontos que foram valorizados pelos presentes e foram inúmeras mensagens positivas, elogios sobre as coisas boas, agradecimentos e sugestões constrututivas para o próximo ano. Estamos cientes de que sempre há espaço para melhorias, necessidade de ajustes naquilo que não funcionou e pensar sempre em novidades que agreguem valor ao evento, por isso vamos trabalhar para que a Festa Junina do Ipê Clube continue sendo uma das mais tradicionais da região e muito apreciada por todos seus frequentadores. 

Para finalizar, a Diretoria vai publicar oportunamente o balanço financeiro do evento bem como a entidade beneficente que receberá os valores arrecadados com a devolução dos cartões de consumação vendidos na festa.

Clique aqui para ler os resultados da pesquisa. (É preciso estar logado no Portal do Associado para ter acesso ao documento. Ele está na aba - Documentos - Diretoria Executiva).

Compartilhe