Aplicativo indisponível
Problemas na hospedagem da plataforma derrubaram o sistema.
Quero utilizar este espaço para esclarecer sobre a indisponibilidade do aplicativo de acesso ao portal do associado neste final de semana, ocasionada por problemas na empresa que faz a hospedagem de nossa plataforma de comunicação.
Desde seu lançamento, optamos por hospedar o portal na mesma empresa em que já estava o site institucional do clube e oferecia outros serviços como caixas postais para contas de e-mail e ferramenta de e-mail marketing. O custo benefício era bastante interessante, a empresa é uma das maiores do mercado brasileiro e não tínhamos ocorrências graves que nos fizesse pensar diferente.
No entanto, do ano passado para cá, tivemos umas duas ou três ocorrências que provocaram a queda do portal em horários de grande movimentação por conta dos agendamentos. Foram episódios esporádicos e solucionados rapidamente, porém, nos fizeram rever essa questão da hospedagem, visto que hoje o aplicativo tem um papel fundamental na operação do clube.
Decidimos então migrar o site e portal para a plataforma Azure da Microsoft, uma vez que todas as nossas contas de e-mail já estão nesta mesma empresa. Contratamos o serviços e iniciamos todos os trâmites para configuração nos novos servidores e mudança de domínios. Todo o processo já estava quase concluído, restando apenas a fase final programada para esta próxima segunda-feira (26/08), e fomos surpreendidos com a queda do serviço na empresa atual nesta sexta-feira à meia noite. Acionamos o suporte da empresa para identificar os motivos dessa interrupção não programada, mas, apesar de todos os esforços, não foi possível saber a origem dessa falha e por consequência o portal continuou inacessível.
Tendo em vista o ocorrido e o nosso planejamento para mudança, já iniciamos hoje o processo de migração e quando o portal voltar ao ar, muito provavelmente amanhã durante o dia, já estaremos com a nova hospedagem que vai nos oferecer muito mais performance do aplicativo, suporte para eventuais problemas e segurança na operação.
Apenas para contextualizar rapidamente sobre a importância da plataforma para o Ipê Clube. O portal do associado foi lançado em julho de 2020, período em que ainda enfrentávamos todos os desafios impostos pela pandemia, e de lá para cá, essa ferramenta foi se consolidando de forma muito consistente pois oferece aos associados uma série de funcionalidades e serviços digitais para facilitar o dia a dia no clube. Atualmente o aplicativo de acesso ao portal já está instalado em mais de 90% de nosso quadro associativo e tem um engajamento bastante alto por conta do agendamento de atividades, acesso às notícias e avisos do clube, contato com a Central de Atendimento, reserva de espaços, carteirinha virtual, 2ª via de boletos e tantos outros serviços, conforme vocês podem conferir neste relatório de audiência do site e portal. (Clique aqui para ver).
Agradeço a compreensão de todos.