Exposição Cultural
Percival Tirapeli apresenta suas obras no Ipê Clube
Neste sábado 17 de agosto, o Ipê abre a temporada de ações culturais do segundo semestre, com a exposição “Patrimônio Sacro em São Paulo: igrejas barrocas, ecléticas e modernas” do artista plástico e associado do clube, Percival Tirapeli.
A exposição tem como ponto de partida o levantamento de 70 igrejas católicas que foram analisadas por 40 especialistas e publicadas no livro Igrejas de São Paulo – arte e fé (Arte Integrada e Edições Loyola, 2022) de Percival Tirapeli e Laura Carneiro.
Para este trabalho, foram selecionadas pinturas em tinta acrílica sobre telas de algumas das principais igrejas paulistanas, como o Mosteiro de São Bento, monumento à Mãe Preta, igreja de Nossa Senhora do Rosário, o interior das igrejas de São Francisco, da Ordem Terceira do Carmo e cúpulas ou detalhes de altares da igreja de São Gonçalo, todas no Centro Histórico da capital e tombadas por um dos três órgãos de preservação atuantes.
Percival Tirapeli é professor titular da Universidade Estadual Paulista, no campus do Instituto de Artes da capital. Mestre e doutor pela USP. Autor de 33 livros sobre arte brasileira e membro da Academia Paulista de Educação. Artista plástico expondo desde 1975 em salões no Brasil e no exterior. Participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo 1977 e 1983, expôs em Roma em 1997, e em vários países e cidades brasileiras. Última individual foi no Espaço Cultural dos Correios em 2020.
As obras estarão expostas no hall social no período de 17 de agosto a 1 de setembro e nos levam a reflexão sobre a importância das políticas nacionais, preservação cultural e o valor de nossas heranças históricas e artísticas, principal propósito da celebração do Dia Nacional do Patrimônio Cultural.