Transparência da Gestão
Resultados do primeiro semestre de 2024
O Ipê Clube possui atualmente aproximadamente 5.700 associados e sua principal receita provém das mensalidades que seus associados pagam para usufruir de sua infraestrutura e serviços, representando em média 63% da receita total. O clube possui também receita oriunda das modalidades esportivas com representatividade de 26%, e outros 11% de receitas provém de locação de espaços para associados, eventos e estacionamento.
A instituição tem conseguido equilibrar seu orçamento nestes últimos anos com bastante cautela e resiliência na gestão operacional. Foram realizadas diversas melhorias no âmbito da governança corporativa, processos internos, gestão de pessoas e atualização de sistemas, como por exemplo as novas funcionalidades na plataforma de gestão administrativa (o ERP - Enterprise Resourse Planning). Essa iniciativa foi implantada para automatizar atividades e processos operacionais, formalizar normas e procedimentos, agilizar os trâmites internos e fornecer informações confiáveis e atualizadas para consolidar nossa premissa de austeridade e transparência na gestão dos recursos do clube.
Outro processo que está em curso é a mudança de nosso provedor de serviços financeiros, que além de trazer mais praticidade, eficiência na remuneração dos investimentos do clube e redução de custos operacionais, também disponibilizará um Caixa ATM do Banco 24 horas, atendendo de forma mais ampla nossos Associados.
O planejamento dos investimentos é revisado mensalmente e discutido no modelo colegiado da Diretoria Executiva, e posteriormente levado para apreciação e aprovação do Conselho Deliberativo. A saúde financeira atual nos permite planejar com cautela a construção e ampliação do estacionamento do clube, preservando o fluxo de caixa, sem necessidade de nenhum tipo de endividamento.
Saldos em Caixa (Contas Ordinária, Obras e Patrimônio)
Nos 06 meses de 2024, findo em 30 de junho, tivemos um superávit nas contas ordinárias de 190 mil reais. O Ipê Clube tem conseguido manter a sua inadimplência da média histórica, investindo em regras de cobrança eficazes. Os valores arrecadados dos associados a título de Obras, Aquisição de Títulos e Taxa de Ingresso são controlados financeiramente em separado das contas de custeio (ordinária), sendo que a sua utilização só é possível mediante aprovação por parte do Conselho Deliberativo através de ofícios encaminhados pela Diretoria Executiva. Com as movimentações ocorridas no período, os saldos dessas contas encerraram junho de 2024 com o valor de aproximadamente R$ 16 milhões.