Controle Parque Aquático
Esclarecimentos importantes.
O Ipê Clube vem oficialmente esclarecer uma questão de grande relevância que vem circulando em redes sociais e grupos de WhatsApp, sobre os cuidados e procedimentos de controle de qualidade das piscinas de seu complexo aquático.
Inicialmente, é preciso deixar claro que o clube dispõe de um rigoroso processo de controle de qualidade das águas de suas piscinas, em conformidade com a legislação vigente, supervisionado por engenheiro químico responsável e por técnicos que acompanham diariamente o cumprimento de todos os parâmetros e atividades dos colaboradores (piscineiros), realizadas a cada duas horas. Essa rotina é documentada e registrada para acompanhamento e controle da equipe de suporte. Toda essa documentação pode ser acessada para consulta e verificação dos associados que solicitarem formalmente na Central de Atendimento.
O protocolo de controle, além de observar as disposições legais, segue o mesmo padrão adotado pelos principais clubes de São Paulo, resultado de intensas trocas de informações sobre boas práticas, dada a sensibilidade e importância do tema.
Outro ponto relevante é a intensa utilização das piscinas, que pode, eventualmente, mesmo com os procedimentos padrões, gerar desequilíbrios nos parâmetros físico-químicos da água. Nesses casos, a equipe atua de imediato com medidas corretivas e, se necessário, interdita o espaço preventivamente, sempre priorizando a saúde dos associados.
Importante destacar que nunca houve registro de casos graves relacionados à qualidade da água; todas as interdições realizadas tiveram caráter exclusivamente preventivo, para assegurar condições seguras e cristalinas aos associados.
Sobre os questionamentos circulados, esclarece-se que, aproximadamente há quatro meses, eles foram trazidos por uma associada, e o clube realizou diversas reuniões com a presença do engenheiro responsável, gerente de manutenção, superintendente e representantes da diretoria, ocasiões em que foram fornecidos laudos, documentos comprobatórios e esclarecimentos técnicos que atestam a conformidade das práticas adotadas, assim como a legalidade de todos os produtos utilizados.
Não obstante todos os documentos e esclarecimentos apresentados, a associada resiste em aceitá-los, apresentando duas notificações extrajudiciais, sendo a última acompanhada de laudo subscrito por profissional de sua contratação, o qual, registre-se, não compareceu às dependências do clube nem acompanhou presencialmente os procedimentos de manutenção realizados por nossa equipe técnica.
Dessa forma, ratifica-se que o clube está cumprindo todas as determinações legais, pautado pela responsabilidade com seus associados, e informa ainda que está certificando seus processos de controle para obtenção da ISO 9001, atestando a qualidade que aplica nos cuidados com as piscinas.
Por fim, o Ipê Clube informa que irá responder novamente à notificação recebida, com as devidas comprovações, e reitera que a instituição tem plena convicção de que as melhores práticas estão sendo adotadas e garante a qualidade de suas águas para uso seguro por associados de todas as idades.