IPÊ

Porque e onde praticar

GINÁSTICA FITNESS

Uma das tradicionais formas de praticar exercícios físicos no mundo fitness é a ginástica, entre as modalidades que fazem parte dela destacam-se no Ipê Clube: Abdominal, Alongamento, Artes Circenses, Circuito Power, Cross Trainning, Estilo Dance Hip-hop kids, Funcional, Gap, Jump, Localizada, Pilates de Solo, Postural, Ritmos, Spinning.

As aulas são ministradas para associados acima de 14 anos por educadores físicos que orientam a intensidade dos exercícios para cada aluno, assim o ritmo varia para que não haja dores ou contusões.

O aluno que realiza as atividades fitness tem diversos benefícios, como: melhora no sistema cardiorrespiratório, fortalecimento dos músculos, emagrecimento, trabalho da resistência aeróbica, coordenação motora, equilíbrio e nível de estresse.

As salas 1, 2 e 4 e de atletismo são utilizadas para as aulas, sempre com um ambiente agitado e muita música para deixar os alunos no ritmo da malhação.

 

RITMOS
 
É uma modalidade aeróbica de dança oferecida aos alunos, que mistura coreografias motivantes e simples, misturando vários ritmos como axé, funk, sertanejo, forró, pop rock, danças latinas entre outros.
Através dela é possível desenvolver a psico/sócio/afetivo-motricidade, evoluindo a saúde e a qualidade de vida de quem a pratica, além de desenvolver uma consciência e expressão corporal de forma lúdica através da música.
A aula envolve movimentos variados, desde os mais simples como dois pra lá e dois pra cá como movimentos mais complexos reunidos em combinações e contratempos. O foco principal é o aeróbio, deixando a parte muscular para as aulas localizadas e a musculação.


CROSS TRAINING

Baseado no Crossfit o Cross Training é um treinamento que une levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo e outras modalidades em atividades de alta intensidade.Além de desenvolvimento muscular, o Cross training  acelera o metabolismo e ajuda no funcionamento do organismo.

O Cross Training assim como o Crossfitexplora dez capacidades do corpo humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

SPINNING

Conhecido como o "detonador de calorias", o Spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória.

ALONGAMENTO


Todos os níveis. Trabalho de flexibilidade, relaxamento e melhoria da postura, utilizando técnicas de alongamento e respiração. Melhora a sua consciência corporal e o seu nível de flexibilidade.


PILATES DE SOLO

Todos os níveis. Promove um equilíbrio entre corpo e mente. Melhora a postura, desenvolve a força muscular e promove o aumento da flexibilidade e alongamento do corpo respeitando os limites individuais.


POSTURAL

Aula formada por exercícios de alongamento e força direcionados, principalmente a cadeia posterior, onde encontramos os principais desequilíbrios posturais.


ABDÔMEN

É um trabalho localizado na musculatura do abdômen que fortalece os músculos da região e ajudar a eliminar aquela barriguinha indiscreta. Exercícios abdominais proporcionam uma série de benefícios para a saúde, como o equilíbrio postural, a melhora na respiração e a proteção às áreas sujeitas a hérnias.

MOBILIDADE

A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição, está relacionada com a articulação. Isto também inclui a estabilização, gerada pelo equilíbrio muscular e força, principalmente no core para proteger a coluna vertebral e terminações nervosas.


G.A.P.

Aula localizada com exercícios para membros inferiores (Glúteo, Abdômen e Pernas) com pesos;


ISOMETRIC POWER

Foco em todos os exercícios de isometria, fortalecimento e equilíbrio, através de exercícios como a prancha, agachamento, avião, isometria de extensão lombar entre outros, para uma melhora significativa de força e resistência muscular.


LOCAL POWER

Aula com exercícios localizados sem atividade aeróbica (devido à Pandemia COVID19 e uso de máscaras com elevação significativa da FC).
Aula de intensidade moderada à alta através de protocolos como tabata ou Emom por exemplo.
Visa trabalhar o corpo inteiro.

CIRCUIT POWER

Todos os níveis. Aula feita em forma de circuito que visa trabalhar a capacidade cardiovascular e muscular, usando habilidades e capacidades motoras variadas tais como força, equilibrio, agilidade, flexibilidade, coordenação motora e potência de uma forma dinâmica e divertida.


MÉTODO DEROSE

O Método DeRose, derivado da yoga, traz uma proposta de melhor qualidade de vida, composta pelo balanceamento das relações humanas, culturas e formas. Desenvolve alta performance profissional e desportiva.

Algumas das ferramentas são: reeducação respiratória, administração do stress, técnicas corporais (que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade), procedimentos para o aprimoramento da descontração emocional e concentração mental.

O intuito é mostrar uma percepção diferente de vida com a prática do autoconhecimento e dos relacionamentos humanos, sem a interferência do cotidiano automático e da tecnologia existente.

Realizada nas salas 2 e 3 do clube, a atividade é destinada para associados acima de 14 anos.


MUSCULAÇÃO

Musculação é uma série de exercícios feitos na academia, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis.

No clube pode ser praticada por associados acima de 14 anos, com as seguintes vantagens: emagrecer, ganhar massa muscular, definir os músculos, deixar os ossos mais fortes, melhorar a postura e autoestima.

O levantamento de pesos faz parte do regime de treinamento dos atletas dessas modalidades, seja com barras ou aparelhos específicos.

Vale ressaltar que é necessária a avaliação física para início na musculação, conforme escala da agenda dos professores.

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