Manutenção do sistema de energia

Atente-se aos esclarecimentos!

Vimos por meio deste comunicado prestar alguns esclarecimentos no tocante às recentes ocorrências de interrupção preventiva da energia em diversas áreas do Ipê Clube. Antes de chegarmos às informações sobre o que aconteceu nos últimos dias, é importante pontuar que desde o início da gestão da atual Diretoria Executiva, diversas ações já foram tomadas para corrigir, atualizar e melhorar todo o nosso sistema de fornecimento de energia.

Em março de 2019, depois de verificarmos a situação extremamente preocupante e inadequada que se encontrava diversos equipamentos, instalações e processos de manutenção, a Diretoria de Manutenção e Obras decidiu contratar uma empresa especializada para diagnosticar a real situação energética do Ipê. Com diagnóstico em andamento, foi apontado a necessidade de aquisição de projeto para adequação de todo o sistema de distribuição de energia do clube  contemplando a entrada de energia principal/cabine primaria, a cabine subestação 1 e a cabine subestação 2. Após determinações técnicas, seguindo as orientações dos engenheiros eletricistas responsáveis pelo diagnóstico energético e conforme projetos elaborados pelos mesmos, foram comprados 2 trafos de 500KVA, 1 para a cabine subestação 1 e outro para a cabine subestação 2 (maio/19), devido a constatação do péssimo estado físico dos transformadores instalados.  Em junho de 2019 foi aprovada pelo Conselho Deliberativo a execução da cabine subestação 2 e no mês seguinte a cabine subestação 1. Em agosto iniciou-se os trabalhos relacionados à execução do projeto, construção e montagem do quadro geral de distribuição de energia, adequação das áreas para recebimento do novo trafo, logística de transportes verticais e horizontais do trafo para o respectivo cubículo, e demais serviços que compõe o processo de execução num contexto geral. Todos esses processos estão em andamento, sem intercorrências, e a sua conclusão está prevista para o dia 25 de novembro deste ano.

No entanto nesta semana, durante os processos de monitoramento de energia efetuados pelo Departamento de Manutenção e aferidos pela empresa Energy (Engenheiros Eletricistas Victor Trevisan e Vinicius Muche), foi identificada uma grande sobrecarga atuando na cabine sub1 (vôlei de areia), obrigando a equipe agir de forna  imediata desligando o sistema de energia nos seguintes setores:

Ginásio I, Quadras Prédio da Academia, Ar Condicionados Gerais e demais áreas que poderiam ser desligadas. Esta ação permitiu minimizar o risco de colapso total do transformador em questão.

Em inspeção no dia 25 de outubro, constatou-se centelhamento e faíscas do trafo de 300 KVA, demonstrando alto risco de colapso total do sistema de potência. Imediatamente os engenheiros desligaram o fornecimento de energia da cabine primaria em questão para verificar qual a ação de manutenção emergencial que deveria ser tomada. Na inspeção, após o desligamento, constatou rompimento do cabo de 90mm de uma das fases do Trafo. 

Imediatamente tomamos a providência de aquisição de materiais necessários para a ação corretiva (troca e conexão de cabo). A energia foi reestabelecida às 13h.

Para os próximos dias a Diretoria está trabalhando num plano emergencial para correção dos problemas encontrados recentemente e tentar acelerar a conclusão dos processos já iniciados.

Por conta disso e para evitar qualquer risco no sistema e, mais ainda, na integridade de associados e colaboradores do clube, algumas áreas poderão ser desligadas eventualmente, caso a Diretoria de Manutenção jugue necessário. 

Infelizmente estas medidas serão necessárias para manter o sistema de energia proveniente da cabine subestação 1 (vôlei areia), mais seguro e sem sobrecarga, minimizado riscos ao sistema de distribuição de energia do clube. O prazo de religar estes locais será informado tão logo tenhamos a solução dos problemas. 

Agradecemos a compreensão de todos e reiteramos nosso compromisso de minimizar os impactos dessa situação e encontrar a solução definitiva destes problemas. 

 

Atenciosamente,
Antonio Arruda
Presidente da Diretoria Executiva 

Compartilhe