Sergio Lobo fala de sua trajetória esportiva

Associado compete na modalidade Ironman. Saiba mais!

Resistência, condicionamento físico complexo, alimentação balanceada e força de vontade: são os requisitos essenciais para quem compete na modalidade Ironman. Não sabe o que é? Entenda mais sobre seu conceito e benefícios por meio da história de vida de um entusiasta do esporte do Ipê Clube.

O associado e médico anestesista Sergio Lobo, 63, pratica esportes desde os 13 anos e está no Ironman há mais de 20. Ele comenta que quando não treina se sente chateado e mau humorado. “Praticar esporte é um treino mental e físico que leva à superação”, conta o atleta, classificado em primeiro lugar no Ranking Nacional Ironman (AWA), categoria masculino 60-64 anos.

O Ironman é um circuito de triathlon que engloba três tipos de esportes: ciclismo (180 km), corrida (42,195 km) e natação (3,8 km), ou seja, é uma prova de longa distância. De acordo com o site Ironman Brasil, há mais de 150 provas divididas em cinco continentes; no Brasil, a competição é realizada em cinco capitais: Fortaleza – CE, Florianópolis – SC, Maceió – AL, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP.

Sergio já participou, inclusive, do Campeonato Mundial de Ironman em Kona, no Havaí, em 2017. Atualmente ele se prepara para o Ironman South American Championship em Mar del Plata, Argentina, que ocorrerá em dezembro deste ano. Sua última participação foi na prova de Maceió, na qual conquistou o segundo lugar, no dia 4 de agosto.

O atleta comenta sobre os benefícios na prática geral de exercício físico, como “rapidez no raciocínio, fortalecimento da mente e do corpo, tudo em conjunto com uma alimentação moderada”. Lobo faz acompanhamento com a nutricionista Daniela Neves, associada do Ipê há nove anos.

A profissional especializada em fisiologia do exercício explica que para se ter um alto rendimento esportivo é necessário ter uma integração entre refeição, treinamento e recuperação. “Não existe rendimento se um desses fatores estiver faltando”, ela destaca. A associada também não fica atrás e treina vôlei de areia e quadra, faz musculação e realiza aulas de spinning, ritmos e circuitos.

O clube promove curso de natação, realizado na piscina interna e, também, de corrida e condicionamento físico, no qual, o treinamento é ministrado no clube e no Parque Ibirapuera. A grade de horários está disponível no site e na central de atendimento.

Para aqueles que buscam o esporte como modo de vida, Sergio aconselha, “faça por amor, encontre seu lugar no esporte e saia da inércia do sedentarismo”. Uma inspiração e tanto para os jovens ipeanos ele relata que se fosse para definir esporte em uma palavra, ele diria “felicidade, momento em que ele encontra seu bem-estar e as pessoas que ama”.


 

 

 

 

Compartilhe