Trabalho voluntário

Associados dedicam seu tempo, sem remuneração, para atuar na administração do clube.

Os órgãos de administração do Ipê são compostos pelo Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Comissões Técnicas. Somos mais de 60 pessoas e este grupo é formado por profissionais de diversas áreas que compartilham suas experiências e dispendem parte do seu tempo para trabalhar em prol do clube e dos seus associados. Esse trabalho é totalmente voluntário, uma vez que pelo nosso Estatuto, as atividades desempenhadas no clube dessa equipe não podem ser remuneradas, pois somos classificados como entidade sem fins lucrativos.

É importante ressaltar que as pessoas que se dispõe a realizar esse trabalho, o fazem de livre e espontânea vontade e têm consciência de que sua contribuição é de suma relevância para uma boa gestão da instituição. Seja na Diretoria trabalhando diretamente da operação do clube junto à equipe de colaboradores, ou atuando no Conselho Deliberativo e Comissões Técnicas dando suporte e orientando sobre os investimentos, a sua contribuição é extremamente valiosa e deve ser reconhecida por todos os associados. E é justamente nesse ponto que gostaria de dar um outro enfoque na questão. O aspecto intelectual e subjetivo dessa equipe é fundamental neste contexto , mas também tem uma questão econômica e seria interessante pontuar então, quanto seria o valor gasto pelo clube, caso essas pessoas fossem remuneradas.

Pois bem, o Conselho Federal de Contabilidade, atento a essa necessidade de informação, divulgou norma técnica especifica para entidades sem fins lucrativos, exigindo que fossem reconhecidos e divulgados os efeitos do trabalho voluntário. Segue trecho extraído da Norma:

O trabalho voluntário, inclusive de membros integrantes dos órgãos da administração, no exercício de suas funções, deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro. “Sublinhado nosso”

Gostaria de informar que essa norma vem sendo atendida pelo clube, com a divulgação anual em suas demonstrações contábeis desde 2019, primeiro ano em que tivemos as demonstrações financeiras auditadas e divulgadas aos associados. A referida informação consta da Demonstração do Resultado, nas rubricas Receitas e Despesas com Trabalho de Voluntários. 

De acordo com os critérios de apuração discutidos e aceitos pelos auditores independentes, que levou em conta parâmetros de remuneração de mercado e o tempo dispendido ao clube de cada uma das pessoas integrantes do Conselho, Diretoria e Comissões, conseguimos apurar os valores correspondentes ao trabalho voluntário de 2019 a 2021, cujo montante nesses três anos somou mais de R$ 6 milhões, média anual de R$2,2 milhões.

A contribuição de cada um dos integrantes do Conselho, Diretoria e Comissões Técnicas transcende as questões financeiras expostas nesse texto, pois há além disso, um valor intrínseco e subjetivo que não pode ser medido, quando optamos pelo trabalho voluntário em detrimento das nossas atividades pessoais, qualquer que seja ela. 

Dentro da minha área de atuação que é a contábil financeira, espero estar contribuindo com minha experiência para a melhoria contínua do nosso Clube.

Forte abraço a todos,

Cesar Almeida
Diretor Financeiro e Administrativo

Compartilhe