O Novo Normal

Flexibilização das restrições impostas pela pandemia

Os protocolos mais rigorosos que foram criados para o enfrentamento da pandemia, aos poucos vêm sendo flexibilizados pelo governo e autoridades sanitárias. Uma das medidas mais simbólicas, uso de máscara facial, já foi liberado no estado e no clube também, assim como o controle de acesso por temperatura, restrição do número de pessoas em salas de aula e realização de eventos esportivos, culturais e sociais. No entanto, algumas medidas ainda serão obrigatórias, como por exemplo a apresentação de carteira de vacinação ou teste negativo para Covid19, em eventos como o show do Frejat marcado para o dia 09/04. Isso tudo mostra que estamos caminhando rapidamente para uma situação bem próxima do normal.

Então por que o "Novo Normal"? 

Esse termo diz respeito à uma consciência protetiva que foi embutida em todos nós nesses 2 anos de uma implacável pandemia. Não é incomum vermos pessoas ainda usando máscaras e álcool em gel nos shoppings, no clube, em bares e restaurantes, nas escolas e em muitos lugares. Isso não é ruim não!

No Japão, na maioria da população, o hábito de uso frequente de máscaras se iniciou na década de 1960,  durante uma endemia nacional de Influenza, e nunca mais deixaram de usar máscara e terem os demais cuidados.

Um dia dsses me perguntaram o que eu acho de liberar o uso da máscara. Respondi com o aquele antigo provérbio popular; cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Assim sendo, independente dessa pandemia que nos devastou em todos os aspectos, é importantíssimo que sempre cuidemos de nós mesmos e de nossa família. Além de todos os cuidados de higiene intensificados recentemente, faça exercício regularmente, consulte um médico quando tiver qualquer ocorrência de saúde e não deixe de fazer os exames periódicos como prevenção para o cancer de próstata, de mama, de colo de utero,colon e reto.

E pra finalizar mais uma dica muito importante. Aproveite bem a vida e seja feliz, esse é um excelente remédio para muitos males de hoje em dia.

Everson L. A. Artifon
Diretor de Saúde e Sanitarismo

Compartilhe