Controle orçamentário

A importância da elaboração do planejamento anual de receitas e despesas ordinárias do clube.

Pelo Estatuto do Ipê Clube, a Diretoria Executiva deve submeter todo mês de setembro ao Conselho Deliberativo, proposta orçamentária da Conta Ordinária para o ano seguinte.  Estamos exatamente nesta fase. Na reunião do mês de setembro a proposta foi apresentada e está sendo avaliada pela Comissão de Finanças. Nesta proposta, foi apresentada a previsão de receitas como taxas de manutenção, atividades esportivas, receitas com concessionários, entre outras, bem como as previsões com as despesas, como as relacionadas à folha de pagamento dos colaboradores, prestadores de serviços, contas de consumo e demais insumos para que o clube funcione adequadamente no dia a dia. O grande desafio é buscar o equilíbrio entre as receitas e despesas, sem comprometer a qualidade dos serviços e sem onerar os associados de forma demasiada com os valores das mensalidades.

Quando assumi a Diretoria Financeira em 2019, umas das mudanças implementadas foi a elaboração de um orçamento participativo, discutindo com os gestores de todas as áreas, afinal as receitas e as despesas são geradas em cada um dos departamentos. Esse processo criou conscientização dos gestores sobre a importância do controle de gastos e, pela primeira vez, eles participaram ativamente das atividades para elaboração do orçamento, pois entendemos que eles são peças fundamentais e responsáveis pelas metas estabelecidas.

Tão importante quanto um orçamento bem elaborado, é seu acompanhamento no mês a mês. Nesse sentido, uma série de políticas de controle foram implementadas, dentre elas, acompanhamento mensal do orçamento com envolvimento das áreas, follow-up das variações e definição de plano de ação correspondente. Cabe a Diretoria Financeira, o papel de acompanhamento e orientação destas políticas visando o cumprimento das bases orçamentárias aprovadas pelo Conselho.

Essa mudança de filosofia foi muito importante para que pudéssemos ter sustentabilidade financeira, em especial no momento de pandemia que passamos, sem maiores sustos na questão dos recursos financeiros disponíveis.

Passados quase 3 anos à frente da Diretoria Financeira, sendo 2 deles totalmente atípicos em função da Pandemia, posso afirmar com convicção que o modelo atual de elaboração e gestão do orçamento atende de forma bastante satisfatória as necessidades do Ipê Clube. Isto não significa que melhorias não sejam bem-vindas.

Apenas para informar, vamos iniciar ainda em 2021 a troca do nosso ERP - Enterprise Resource Planning que nos auxilia no sistema de gestão integrada do Clube. Esse novo sistema será de grande valia para implementarmos ainda mais melhorias dentro desse processo.

Por fim, venho aqui reafirmar o meu compromisso, enquanto responsável pela área financeira, quanto as boas práticas na utilização dos recursos do clube, esperando que perdure, independentemente de quem esteja a sua frente.

Forte Abraço

Cesar Almeida
Diretor Administrativo e Financeiro

Compartilhe