/tênis porque e onde praticar

O Esporte para a vida toda. É assim que o tênis é conhecido.
Modalidade esportiva muito antiga, com registros de prática de mais de 500 anos atrás, de um modo geral, o tênis é um esporte que requer um esforço de nível moderado a vigoroso, sendo um jogo bastante estimulante e divertido, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e ambos os sexos, a partir dos 4 a 5 anos, sem contra-indicações, contanto que seja respeitado os limites de cada praticante.

Apesar de muitas pessoas pensarem que se trata de uma modalidade que utiliza apenas um dos lados do corpo, o tênis pode ser considerado uma atividade física muito completa por exigir do praticante força e coordenação de membros superiores e inferiores, trazendo uma série de benefícios para a saúde e para a mente e sendo também uma ótima opção para quem quer entrar em forma. Uma das principais vantagens do esporte é que, durante a aula ou o jogo, o atleta trabalha o corpo todo, o que possibilita o elevado gasto calórico. A quantidade de calorias “queimadas” varia de acordo com a idade, sexo, composição corporal, intensidade e duração dos treinos e partidas, porém estudos afirmam que durante uma hora de treino, a quantidade total gasta pode variar entre 400 a 800 calorias.

 Como atividade física o tênis proporciona benefícios físicos e mentais, além de ser uma boa opção de lazer. Os benefícios são observados de acordo com a idade, sexo e intensidade da prática esportiva. Alguns deles: controle da gordura corporal (combatendo a obesidade), condicionamento físico, combate ao estresse, ganho de massa muscular e massa óssea, prevenção de doenças crônico-degenerativas como diabetes e pressão alta, diminui os riscos de doenças do coração e ajuda no controle do colesterol.

O tênis é um esporte de velocidade, força, disciplina tática e cálculo. Para ter um melhor desempenho é preciso ter rapidez nas pernas e pés, um corpo ágil e flexível, bastante explosão muscular e uma coordenação muito boa, além da técnica precisa que o esporte exige.

Atualmente o maior expoente do esporte no nosso país é o paulista Tomaz Bellucci, que ocupa a 25ª posição no ranking mundial, e para nosso orgulho foi associado do Ipê Clube durante sua infância e adolescência, e desenvolveu parte de seu jogo em nossas quadras.

O Ipê conta com 6 quadras de tênis, sendo 4 de saibro e 2 de piso rápido, e um grande número de praticantes que se revezam na utilização das quadras os 7 dias da semana, nos mais variados horários. No que se refere às competições internas o que mais movimenta a modalidade é o já tradicional Circuito de Tênis. Chegando ao quinto ano de existência, o Circuito não para de crescer, e este ano conta com nove categorias.

Quanto às competições externas, desde 2008 o Ipê voltou a ser um clube filiado a Federação Paulista de Tênis, o que possibilitou o retorno do clube ao Torneio Interclubes, organizado pela entidade, sagrando-se campeão em uma Categoria Infantil Masculino em 2009 e outra categoria Adulto Feminino em 2010.
O quadro de professores do clube conta com 5 profissionais, e as aulas acontecem de terça a sexta das 7h às 22hs. Às segundas-feiras as aulas ocorrem apenas no período da noite, das 18h às 22hs.
Se você nunca jogou venha experimentar suas primeiras raquetadas e comprove o que os praticantes mais experientes dizem, que o tênis é mesmo o esporte para a vida toda!

 

 

 
 
 
 

Rua Ipê, 103 • Ibirapuera • São Paulo • SP • CEP 04022-005 • Tel. (11) 5574-7255
Copyright © • Todos os direitos reservados