/patinação porque e onde praticar

patinação


Patinação surgiu na Europa. Inicialmente foi utilizada como meio de transporte, para atravessar lagos e canais congelados. Depois começou a ser utilizada recreativamente.

A Patinação Artística, especificamente, surgiu de uma brincadeira em que os patinadores faziam desenhos no gelo com suas lâminas enquanto patinavam. A partir daí começaram a realizar concursos para ver quem fazia os desenhos mais bonitos e os mais complexos. Dizem que naquela época a glória era conseguir assinar o próprio nome no gelo. É desse tipo de competição que deriva o termo "Figure Skating", como é conhecida a patinação artística internacionalmente.

Em 1750, um belga chamado Joseph Merlin teve a idéia de construir patins que pudessem andar no solo assim como os patins que deslizavam no gelo. Foi então que surgiu a  Patinação Artística Sobre Rodas, como uma alternativa para os patinadores do gelo, que não tinham como praticar durante o verão, já que os lagos se descongelavam. Então, no início, os praticantes dos dois tipos de patinação eram os mesmos. Por isso as duas técnicas são muito semelhantes e utilizam praticamente os mesmos termos em seu dicionário.

Na patinação, a coordenação motora, postura, equilíbrio e capacidade de concentração são fortemente estimulados. É um esporte completo pois trabalha todos os músculos, principalmente coxas, glúteos e abdômen, sendo também indicada para pessoas que desejam emagrecer e modelar o corpo. Uma aula de patinação de uma hora tem um gasto calórico médio de 330kcal.

Esta modalidade pode ser praticada a partir de 5 anos de idade, não havendo limite máximo de idade para a prática.

No Ipê Clube, as aulas são ministradas pela Professora Iara Sladkevicius Vidal, inscrita na Federação Paulista e Confederação Brasileira de Patinação Artística, campeã Paulista, Brasileira e Sulamericana.

Por ser um esporte individual, há um respeito muito grande pelo ritmo de aprendizado da cada aluno, ou seja, só existe um avanço nas dificuldades exigidas pela modalidade quando o mesmo se sentir confiante para tal.

 
 
 
 

Rua Ipê, 103 • Ibirapuera • São Paulo • SP • CEP 04022-005 • Tel. (11) 5574-7255
Copyright © • Todos os direitos reservados