/ginástica artística porque e onde praticar

ginsatica

A Ginástica Olímpica, hoje chamada de Ginástica Artística é uma das modalidades mais fascinantes, pela forma como os ginastas conseguem executar movimentos com total domínio do corpo .
 Os fundamentos básicos da ginástica desenvolvem atributos que são essenciais ao aprendizado de outros esportes e atividades: flexibilidade, equilíbrio, força e agilidade.
 A Ginástica Artística fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo.
As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo/mesa de salto, paralelas assimétricas e trave de equilíbrio.

 As aulas no Ipê Clube são destinadas as crianças de 03 a 13 anos de idade, que mudam de nível de acordo com a aprendizagem dos movimentos, onde as turmas são divididas em:
 
*Turmas Baby: crianças de 03 e 04 anos de idade;(lúdico)
 *Turmas de Iniciação: crianças de 05 à 08 anos de idade;(movimentos Básicos)
*Turmas de Aperfeiçoamento: crianças de 07  à 13 anos de idade;(Nível C-FPG)
*Turma de Treinamento: crianças de 9 à 13 anos de idade(Níveis B e A- FPG)

As aula são divididas em aquecimento, alongamento e flexibilidade, preparo físico,  movimentos específicos em dois aparelhos, alongamento e tempo livre para brincar (relaxamento).
A Ginástica Artística no Ipê Clube não tem  objetivo competitivo, pois o foco principal é o esporte educação, proporcionando a criança o hábito da prática de atividades físicas/esportivas,  porém isso não nos impede de participar de várias competições  nos níveis C, B e A  do Troféu São Paulo, níveis estes regulamentados pela Federação Paulista de Ginástica(FPG), o que proporciona a(o) ginasta  superar desafios .

 Os principais Festivais/ competições que participamos :
• Festival de Ginástica Artística do E. C.Sírio;
• Festival de Ginástica do Alphaville  T.C.;
• Festival São José de Ginástica Artística;
• Festival Interno de Ginástica Artística;
• Festival  Interclubes de Ginástica Artística do Anhembi Tênis Clube;
• Festival  de Ginástica Artística da Sociedade  Esportiva Palmeiras;
• Escola de Esportes do Clube Paineiras do Morumby;
• Festiva l Interclubes  Ipê Clube.

Benefícios da Modalidade

As crianças que praticam ginástica de forma adequada, demonstram progresso nos aspectos sócio-afetivo, psicomotor e cognitivo,  que para  o desenvolvimento infantil é muito importante. 
A prática da Ginástica Artística proporciona benefícios como flexibilidade, concentração, coordenação motora, força, sociabilização entre outros. 
Coordenação Motora: Equilíbrio, noção corporal (espaço-temporal), coordenação em uma sequencia de movimentos.
Confiança e auto-estima: Com a prática de educativos progressivos as (os) ginástas evoluem de exercícios fáceis para os mais complexos, adquirindo confiança de forma natural em suas habilidades.
Objetivos e Metas: A evolução na prática ensina a criança a importância de se estabelecer onde quer chegar (objetivo), pelo força da vontade, esforço e exemplos de outros ginastas mais avançados.

Disciplina:
As crianças aprendem que para evoluir na modalidade é importante se seguir algumas regras para que tenha sucesso. E para isso é necessário aprender de forma lúdica, natural e divertida.

Organização:
O treinamento físico em ginástica ajuda a aumentar a habilidade de uma criança de pensar logicamente. Para progredir (e se divertir mais), é exigido da criança que ela seja organizada, disciplinada e concentrada. Com o desenvolvimento natural das aulas, a criança aprende a se aproximar dos desafios da vida com sensibilidade e de maneira lógica e confiante.

Criatividade:
A Ginástica Artística permite às crianças se expressarem de maneira única e individual. As crianças são constantemente desafiadas a tentarem novos exercícios, a descobrir o quanto elas são capazes de conseguir através do trabalho duro e do pensamento positivo.

Hoje, no Ipê Clube,  cerca de 68 ginastas, meninos e meninas praticam a Ginástica Artística.
Por ser uma modalidade individual requer uma atenção especial as características individuais de cada criança, porém as aulas são ministradas em grupo, onde a socialização e o respeito são aspectos muito importantes para desenvolvimento da criança.

 
 
 
 

Rua Ipê, 103 • Ibirapuera • São Paulo • SP • CEP 04022-005 • Tel. (11) 5574-7255
Copyright © • Todos os direitos reservados